A necessária integração da língua e da cultura no ensino da língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p15Keywords:
Interculturalismo, Língua Estrangeira, Formação do Professor, CulturaAbstract
Professores buscam por metodologias que facilitem o processo ensino-aprendizagem em suas salas de aula. O professor de língua estrangeira (LE), por trabalhar com alunos em cenários distantes do contexto da língua-alvo, tem a tarefa de conduzir o aprendiz não só na aquisição dessa LE, como também o conduzir a uma comunicação eficaz, no contexto por ele desejado. A partir dessa proposta, discutimos o necessário envolvimento cultural do professor de LE para proporcionar ao seu aluno a construção de sentidos na cultura alvo que o conduza à comunicação eficaz na língua objeto. Defendemos neste artigo que a comunicação em contextos e cenários específicos só se realiza através de sentidos culturalmente construídos e que são esses sentidos que conduzem a necessária compreensão de especificidades culturais. O objetivo deste artigo é discutir o processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, observando a importância da integração da língua e da cultura e a necessária formação intercultural do professor.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Odete Burgeile

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors' style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.










