Letramentos na Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p50Keywords:
Domínio da vida social, Usos da escrita, Ensino-aprendizagem.Abstract
O objetivo deste artigo é refletir sobre os usos da escrita desenvolvidos a partir do trabalho com gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa e as suas relações com a multiplicidade de letramentos. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Gee (1990), Hamilton (2000), Kleiman (1995a, 1995b, 2007, 2010a, 2010b), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Street (1984, 2003, 2014), contextualizamos os conceitos de letramentos e domínio da vida social, assim como outros atrelados a estes e imprescindíveis para as nossas discussões. A geração dos dados ocorreu por meio de entrevistas e observações realizadas em turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade do Recife no ano de 2016. As reflexões aqui empreendidas contribuem para o entendimento de que o trabalho com a escrita que ocorre nesse espaço escolar prioriza gêneros de algumas categorias de domínios da vida social. Os achados de pesquisa mostram, ainda, que o ensino da escrita na escola pode estar pouco integrado à multiplicidade de letramentos concernentes ao seu contexto.Metrics
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2020-07-27
How to Cite
DE SOUZA, A. G.; OLIVEIRA, M. do S. Letramentos na Sala de Aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 50–63, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40894. Acesso em: 21 may. 2024.
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