Que Inglês é esse que Ensinamos na Escola? Reflexões para Elaboração de Proposta Didática para Educação Linguística na Infância
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n3p98Keywords:
Língua estrangeira para crianças, História infantil, Plurilinguismo.Abstract
O presente artigo objetiva promover reflexões sobre o papel do gênero história infantil (HI) (TONELLI, 2005) e uma proposta de encaminhamento para o processo de ensino e de educação linguística na infância com vistas ao plurilinguismo (PERREGAUX et al., 2003). Para isso, retomamos o conceito de literatura infantil de cunho emancipatório e autoritário (ZILBERMAN; MAGALHÃES, 1982; ZILBERMAN, 2003), a fim de sugerir o ensino de línguas em torno do gênero HI como propulsor de uma educação linguística que rompa com uma formação limitante. Buscamos, no movimento britânico Language Awareness (JAMES; GARRET, 1993; HAWKINS, 1999), um instrumento teórico-metodológico para o trabalho com a HI em sala de aula, para uma proposta de educação linguística que promova a diversidade linguística, o plurilinguismo e a abertura/sensibilização às línguas, na infância (TONELLI; CORDEIRO, 2014). Consideramos que o gênero HI pode contribuir para a educação linguística da criança em relação à percepção do outro e das diversas culturas, pois pode elevar o nível de compreensão sobre si e sobre suas práticas discursivas. Neste caso, a HI e a escolha da obra literária ocupam um lugar importante na organização do ensino, em especial no que diz respeito a promover a emancipação do aprendiz.
Downloads
References
ÁVILA, P. A. Ensino de inglês nos anos iniciais e internacionalização do ensino superior: um estudo de caso em um município do Paraná. 2019. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC; SEF, 2017.
BRITISH COUNCIL. O ensino de inglês na educação pública brasileira. São Paulo, 2015. Disponível em:
https://bit.ly/3pEAIZQ. Acesso em: 30 abr. 2019.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
CONSELHO DA EUROPA. Quadro europeu comum de referências para as línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Porto: Asa, 2001. Disponível em: https://bit.ly/3vhL4QC. Acesso em: 30 abr. 2018.
DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. et al. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.
DRUMMOND, T.; GIMENEZ, T. Ensinar a aprender ou ensinar o que aprendeu. In: LIMA, D. C. (org.). Ensino aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola, 2009. p. 107-112.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tradução Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
GARCIA-AZKOAGA, M. G.; ZABALA, J. Multilingüismo e interacción en la escuela. Perspectivas para el análisis de la dimensión comunicativa de la lengua. In: GARCÍA-AZKOAGA, I. M.; ITZIAR, I. (ed.). Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingüe. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2015. p. 61-78.
GARCIA, B. R. V. Quanto mais cedo melhor (?): uma análise discursiva do ensino de inglês para crianças. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
GARRET, P.; JAMES, C. What’s language awareness? Babel – AFIAL, n. 2, p. 109-114, Inv. 1993. Disponível em: https://bit.ly/3cxoTiM. Acesso em: 01 maio 2019.
GIMENEZ, T. A ausência de políticas para o ensino da língua inglesa nos anos iniciais de escolarização no Brasil. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TÍTLIO, R.; ROCHA, C. H. (org.). Política e políticas linguísticas. v. 1. Campinas: Pontes, 2013. p. 199-218.
HAWKINS, E. W. Mode languages in the curriculum. Cambridge, UK: Cambridge University Press, 1984.
HAWKINS, E. W. Foreign language study and language awareness. Language Awareness, v. 8, n. 3-4, p. 124-142, 1999.
JAMES, C.; GARRET, P. (ed.). Language awareness in the classroom. New York, NY: Longman, 1995.
LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Literatura infantil brasileira, história & histórias. São Paulo: Ática, 1999.
LEFFA, V. J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, n. 4, p. 13-24, 1999.
MAGIOLO, G. M. O efeito borboleta das políticas públicas de implementação de ensino de língua inglesa para crianças: o livro didático e o acolhimento do aluno nas escolas estaduais. 2019. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2019.
MELLO, M. G. B. Ensino de inglês nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo de política pública no município de Rolândia, PR. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
PERREGAUX, C. Avec les approches d’eveil au langage, l’interculturel est au centre de l’apprentissage scolaire. Bulletin Suisse de Linguistique Applique, n. 67, p. 101-110, avril 1998.
PERREGAUX, C.; GOUMOËNS, C.; JEANNOT, D.; DE PIETRO, J-F. (dir.). Education et Ouverture aux Langues à l’Ècole (EOLE). Neuchâtel: CIIP, Secrétariat général (SG), 2003. v. 1.
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
QUEVEDO-CAMARGO, G.; SILVA, G. C. O inglês na educação básica brasileira: sabemos sobre ontem; e quanto ao amanhã?. Ensino e Tecnologia em Revista, v. 1, p. 258-271, 2017.
RAJAGOPALAN, K. The concept of World English and its implications for ELT. ELT Journal, v. 58, n. 2, p. 111-117, 2004.
ROCHA, C. H. Reflexões e proposições sobre o ensino de LE para crianças no contexto educacional brasileiro. In: ALVAREZ, M. L. O.; SILVA, K. A. da. Lingüística Aplicada: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2007. p. 71-107.
ROCHA, C. H. O ensino de línguas para crianças: refletindo sobre princípios e práticas. In: ROCHA, C. H.; BASSO, E. A. Ensinar e aprender língua estrangeira nas diferentes idades: reflexões para professores e formadores. São Carlos: Claraluz, 2008. p. 15-34.
ROCHA, C. H. A língua inglesa do ensino fundamental I público: diálogos com Bakhtin por uma formação plurilíngue. Trabalhos em Linguística Aplicada, n. 48, v. 2, p. 247-274, jul./dez. 2009.
ROCHA, C. H. Propostas para o inglês no Ensino Fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos. 2010. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. (org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11-31.
ROSEMBERG, F. Literatura infantil e ideologia. São Paulo: Global, 1984.
TANACA, J. J. C. Aprendizagem expansiva em espaços híbridos de formação continuada de professoras de inglês para crianças no Projeto Londrina Global. 2017. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017.
TONELLI, J. R. A. Histórias infantis no ensino da língua inglesa para crianças. 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
TONELLI, J. R. A.; CHAGURI, J. P. A importância de uma língua estrangeira na educação infantil. In: TONELLI, J. R. A.; CHAGURI, J. P. (org.). Espaço para reflexão sobre ensino de línguas. Maringá: EDUEM, 2014. p. 247-275.
TONELLI, J. R. A.; CORDEIRO, G. S. Refletir sobre as línguas para aprendê-las: uma perspectiva de ensino-aprendizagem de inglês por meio de um gênero textual para (na) educação infantil. Moara, n. 42, p. 45-63, jul./dez. 2014.
TONELLI, J. R. A.; CORDEIRO, G. S. Lectura y comprensión de relatos con alumnos brasileños de edad preescolar: una perspectiva plurilingüe portugués-inglés. In: GARCÍA-AZKOAGA, I. M.; ITZIAR, I. (ed.). Para una ingeniería didáctica de la educación plurilingüe. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2015. p. 219-243.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
WRIGHT, A. Storytelling with children. 20. ed. Oxford, UK: Oxford University Press, 2009.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 11. ed. São Paulo: Global, 2003.
ZILBERMAN, R.; MAGALHÃES, L. C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1982.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors’ style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.