Anotações sobre leitura, letramento e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2015v18n2p70Keywords:
Posições teóricas sobre a leitura, Concepções de sujeito, texto e linguagem, Letramento e ensino.Abstract
: Este texto apresenta uma reflexão acerca das posições teóricas sobre o estudo de leitura, observando as repercussões e/ou implicações de cada uma delas como fundamento para o desenvolvimento de práticas de ensino/aprendizagem. Apresentam-se considerações sobre as concepções de texto, sujeito e linguagem que subjazem a tais posições e focaliza-se a teoria sociointeracionista discursiva bakhtiniana como instauradora de uma perspectiva sociohistórica e ideológica com conceitos como responsividade, contrapalavra e compreensão ativa que trazem grande contribuição para o surgimento de novas concepções de texto, linguagem e sujeito, bem como um olhar fecundo para a construção de novas práticas de ensino de leitura. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o ensino de leitura a partir de uma perspectiva ancorada nos Novos Estudos de Letramento que sustenta uma abordagem culturalmente sensível por possibilitar, na escola, o desencadeamento de práticas de leitura significativas que levem em conta a diversidade sociocultural dos educandos, assegurando de fato a formação de sujeitos-leitores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
This journal reserves the right to make, in the originals, normative, orthographic and grammatical modifications in order to maintain the standard language and the credibility of the publication. It will respect, however, the authors’ style of writing. Modifications, corrections and suggestions of conceptual order will be forwarded to the authors, if necessary. In these cases, the papers, once appropriate, should be submitted to a new appreciation. The final examinations will not be forwarded to the authors. Works published become property of Signum, being its total or partial reprint subject to an explicit authorization of the journal. In all subsequent quotes the original source of publication should be mentioned, in case, in Photographic Discourse. Opinions emitted by the authors are their exclusive responsibility.