O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p245Keywords:
motivação, crenças, ensino a distânciaAbstract
O que é motivação? O que motiva estudantes a se inscreverem em um curso de inglês a distância? Qual o papel da motivação no ensino e aprendizagem de línguas? Como crenças, expectativas e motivação dialogam entre si no estudo de inglês a distância? Essas questões guiam as reflexões a serem fomentadas no presente artigo. A motivação é um construto ímpar a instigar a aprendizagem prolífera de uma língua estrangeira. No que concerne à aprendizagem a distância, o estudo da motivação se faz ainda mais premente ao nos auxiliar na busca pela compreensão dos fatores que determinam a adesão e a permanência de alunos em tais cursos e o sucesso na obtenção de seus resultados. Seguimos como referencial teórico as definições e teorias de motivação evocadas em Linguística Aplicada (PINTRICH; SCHUNK, 1996; WILLIAMS; BURDEN, 1997; GARDNER et al., 2004; DÖRNYEI, 2005 DÖRNYEI; USHIODA, 2011) e suas interconexões com outros construtos influenciadores do processo de ensino e aprendizagem de línguas, a saber, crenças e expectativas. Neste artigo, visamos entrever quais são as motivações, expectativas e crenças de estudantes ao ingressar no IngRede, um curso de inglês instrumental a distância, além de analisar de que modo tais aspectos interagem em um ambiente virtual de aprendizagem e como suas influências podem ser inferidas nesse contexto. Palavras-chave: Motivação. Crenças. Ensino a distância.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-06-30
How to Cite
COSTA RIBAS, Fernanda; MANZAN PERINE, Cristiane. O que motiva graduandos a iniciar um curso de inglês a distância?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 245–271, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p245. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17496. Acesso em: 30 dec. 2024.
Issue
Section
Article