Modalizadores epistêmicos em artigos científicos

Autores

  • Fernanda Goulart Ritti Dias Universidade Federal de Alagoas
  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p441

Palavras-chave:

modalizadores epistêmicos, artigo científico, atividade física e saúde

Resumo

Expressões de dúvida e certeza são características retóricas essenciais para escrita acadêmica, visto que ajudam os autores a balancear convicção com precaução e assim, ganhar aceitação de suas pesquisas. Dessa forma, o presente trabalho pretendeu verificar como os marcadores epistêmicos de atenuação e de ênfase – hedges and boosters, no dizer de Hyland (1998) – estão distribuídos e quais são as suas funções em artigos científicos da área de atividade física e saúde. O corpus foi constituído de 10 artigos científicos (cinco artigos em língua inglesa e cinco em língua portuguesa), retirados de revistas especializadas da área. Também procuramos comparar em que língua e em qual seção do artigo científico (Introdução ou Discussão) esses marcadores ocorrem com maior frequência. De um modo geral, os resultados apontaram para o maior uso de marcadores de atenuação nos artigos em inglês bem como para uma maior frequência de marcadores na seção Discussão, em ambas as línguas, sugerindo que é nessa seção que os autores garantem a aceitação e permanência da sua pesquisa na área

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Biografia do Autor

Fernanda Goulart Ritti Dias, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Londrina (2005). Especialista em Tradução (Português/Inglês) pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2006). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Maria Inez Matoso Silveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Licenciatura Em Letras Português/ Inglês pela Universidade Federal de Alagoas (1974), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1993) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas - Programa de Pós-Graduação em Educação, professora e pesquisadora do Centro de Educação da UFAL - Programa de Pós-Graduação em Educação e docente no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Componentes Sociocognitivos no Processamento de Compreensão de Textos, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégias de leitura, análise de gênero, ensino de línguas estrangeiras, gênero textual e letramento.

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

DIAS, F. G. R.; SILVEIRA, M. I. M. Modalizadores epistêmicos em artigos científicos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 441–455, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p441. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9576. Acesso em: 1 maio. 2024.