O conhecimento fonético acústico-articulatório e o ensino de língua estrangeira

Autores

  • Cirineu Cecote Stein Universidade Federal da Paraíba Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2011v14n2p355

Palavras-chave:

Fonética acústico-articulatória, Ensino de L2

Resumo

A sobreposição de quadros fonêmicos de línguas diferentes evidencia fonemas que pertencem a um idioma, mas não a outro. Além disso, um mesmo fonema pode ser foneticamente realizado de formas diferentes em idiomas distintos. Considerando-se os estágios de desenvolvimento da capacidade perceptiva e articulatória do aprendiz de L2, alguns segmentos poderão ser pronunciados com maior ou menor acuidade. Neste trabalho, focaliza-se como o conhecimento teórico e o instrumental da fonética acústico-articulatória pode contribuir para otimizar o trabalho do professor na orientação à aquisição fonético-fonológica do aprendiz de L2.

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Biografia do Autor

Cirineu Cecote Stein, Universidade Federal da Paraíba Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas

Professor Adjunto

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Letras Vernáculas pela UFRJ

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Publicado

2011-12-20

Como Citar

STEIN, C. C. O conhecimento fonético acústico-articulatório e o ensino de língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 355–374, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2011v14n2p355. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/8510. Acesso em: 1 maio. 2024.