A necessária integração da língua e da cultura no ensino da língua estrangeira
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p15Palabras clave:
Interculturalismo, Língua Estrangeira, Formação do Professor, CulturaResumen
Professores buscam por metodologias que facilitem o processo ensino-aprendizagem em suas salas de aula. O professor de língua estrangeira (LE), por trabalhar com alunos em cenários distantes do contexto da língua-alvo, tem a tarefa de conduzir o aprendiz não só na aquisição dessa LE, como também o conduzir a uma comunicação eficaz, no contexto por ele desejado. A partir dessa proposta, discutimos o necessário envolvimento cultural do professor de LE para proporcionar ao seu aluno a construção de sentidos na cultura alvo que o conduza à comunicação eficaz na língua objeto. Defendemos neste artigo que a comunicação em contextos e cenários específicos só se realiza através de sentidos culturalmente construídos e que são esses sentidos que conduzem a necessária compreensão de especificidades culturais. O objetivo deste artigo é discutir o processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, observando a importância da integração da língua e da cultura e a necessária formação intercultural do professor.
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Derechos de autor 2025 Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Odete Burgeile

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