A necessária integração da língua e da cultura no ensino da língua estrangeira

Autores

  • Klondy Lúcia de Oliveira Agra Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON
  • Odete Burgeile

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p15

Palavras-chave:

Interculturalismo, Língua Estrangeira, Formação do Professor, Cultura

Resumo

Professores buscam por metodologias que facilitem o processo ensino-aprendizagem em suas salas de aula. O professor de língua estrangeira (LE), por trabalhar com alunos em cenários distantes do contexto da língua-alvo, tem a tarefa de conduzir o aprendiz não só na aquisição dessa LE, como também o conduzir a uma comunicação eficaz, no contexto por ele desejado. A partir dessa proposta, discutimos o necessário envolvimento cultural do professor de LE para proporcionar ao seu aluno a construção de sentidos na cultura alvo que o conduza à comunicação eficaz na língua objeto. Defendemos neste artigo que a comunicação em contextos e cenários específicos só se realiza através de sentidos culturalmente construídos e que são esses sentidos que conduzem a necessária compreensão de especificidades culturais. O objetivo deste artigo é discutir o processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira, observando a importância da integração da língua e da cultura e a necessária formação intercultural do professor. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Klondy Lúcia de Oliveira Agra, Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON

Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Rondônia (2004), especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Rondônia (1999), graduação em Letras Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (1996), graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Pará (1983) e graduação em Pedagogia - Administração Escolar pela Universidade Federal do Pará (1977). Atualmente é professora titular de Língua Inglesa e Comunicação Empresarial da Faculdade Interamericana de Porto Velho - UNIRON.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Semântica e Pragmática, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução - sentido - língua e cultura; multiculturalismo; mídia - televisão; preservação - cultura e desenvolvimento sustentável - discurso colonizador- educação - educação inclusiva - educação multicultural - formação do professor.

Odete Burgeile

Possui graduação em Letras (Inglês e Português) pela Universidade Estadual de Maringá , mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná e doutorado europeu (modalidade "doctorado europeo") em Filologia Inglesa, revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. É também especialista em Literatura Brasileira e graduada em Farmácia-bioquímica pela UEM. Atualmente é professora Associada 3 da Universidade Federal de Rondônia. É líder do Grupo de Estudos Linguísticos, Literários e Socioculturais- GELLSO, credenciado pelo CNPq. Atua em pesquisas envolvendo temas linguísticos, literários e socioculturais amazônicos, tais como: ensino/aprendizagem de línguas, literatura infanto-juvenil, identidade cultural, formação de professores e línguas em contato.

Downloads

Publicado

2010-12-02

Como Citar

AGRA, K. L. de O.; BURGEILE, O. A necessária integração da língua e da cultura no ensino da língua estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 15–29, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n2p15. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/6365. Acesso em: 2 maio. 2024.