O Tópico Discursivo a Serviço da Compreensão Leitora em HQ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p125-139

Palavras-chave:

Compreensão leitora, História em quadrinhos

Resumo

Este trabalho, cuja base teórica se pauta pelos postulados da Linguística Textual em suas interfaces, com destaque para estudos de Cavalcante et al. (2022), com perspectivas ligadas à análise dos textos em uso, apresenta uma reflexão sobre a relevância do tópico discursivo para o processo de compreensão leitora. Ponderados como critérios fundamentais para a hierarquização de tópicos, as propriedades centração e organicidade, que, conforme Jubran et al. (1992) e AUTORIA, mostram-se fundamentais para a construção de quadros tópicos, que revelam a organização global do primeiro capítulo da obra O diário de Anne Frank, adaptado para o gênero história em quadrinhos. Convencidos dessa visão, assumimos que esse arcabouço é fundamental para o estabelecimento de interfaces linguísticas que favoreçam a atribuição de sentidos no ambiente escolar. Para que este objetivo seja alcançado, apresentamos, inicialmente, a conceituação de compreensão leitora, amparados em teóricos que se ocupam desse fenômeno, como Marcuschi (2008) e AUTORIA, evidenciando também o caráter multimodal, tendo em vista a natureza do gênero escolhido – HQ.  Damos continuidade ao estudo, detalhando a relação do tópico discursivo e de suas propriedades com o processo de compreensão global dos sentidos do capítulo de abertura da HQ mencionada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kleiane Bezerra de Sa, Instituto Federal do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2018). Professora do Instituto Federal do Ceará, Curso Superior em Letras, Campus-Tauá, CE, Brasil. Professora do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo Protexto/UFC. Líder GPLLEd/IFCE. kleiane.bezerra@ifce.edu.br

Sâmia Araújo dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2018). Coordenadora Escolar da Secretaria de Educação do Estado do Ceará e professora do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo Protexto/UFC. samia.santos@prof.ce.gov.br

Suelene Silva Nascimento Oliveira , Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2014). Na Universidade Estadual do Ceará, é professora adjunta do Curso de Letras, Vice-coordenadora do mestrado profissionalizante (Profletras) e coordenadora do Laboratório Misto, Pesquisa e Extensão, de Linguagem e Cognição (LINC). Membro do Grupo PROTEXTO e GELP/COLIN, ambos da UFC. suelene.oliveira@uece.br

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília: MEC/SEF, 2019.

BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

CAVALCANTE, M. M. et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. Campinas: Pontes Editores, 2022.

CAVALCANTE, M. M. Webinar de lançamento de curso. Práticas pedagógicas com textos verbo-imagéticos em Língua Portuguesa. Fortaleza: SEDUC/UECE/UFC, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PHW-B7RzdIY. Acesso em: 03 abr. 2024.

CIRNE, M. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Vozes, 2000.

DOLZ, J. SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.

FOLMAN, A.; POLONSKY, D.; FRANK, A. O diário de Anne Frank em quadrinhos. Editora Record, 2017.

GERALDI, J. W. Sobre a leitura na escola. In: GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Anglo, 2012, p. 80-114.

JUBRAN, C.C.A.S. et al. Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (Org.). Gramática do português falado. 1ª ed. v. 2. Campinas/SP: UNICAMP, São Paulo: FAPESP, 1992.

KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

LINHARES, A. A. Ensino de leitura na EJA: análise das narrativas de formação de professores de 4º ciclo. 2017. 277 f. Tese (Doutorado em Língua Portuguesa) – Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em:https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/20460/2/Allan%20de%20Andrade%20Linhares.pdf. Acesso em: 05 abr. 2024.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

RAMOS, P. Tiras no ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

SAUJAT, Frédéric. Spécifités de l’activité d’enseignants débutants et “genres de l’activité professorale”. Polifonia, v.8, n. 8, Cuiabá: EdUFMT, p. 67-93, 2004. Disponível em:https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/polifonia/article/view/1128. Acesso em: 21 mar. 2024.

SILVA, N. M. da. Fantasia e cotidiano nas histórias em quadrinhos. São Paulo: Anna Blume, 2002.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

BEZERRA DE SA, Kleiane; SANTOS, Sâmia Araújo dos; NASCIMENTO OLIVEIRA , Suelene Silva. O Tópico Discursivo a Serviço da Compreensão Leitora em HQ. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 125–139, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p125-139. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50409. Acesso em: 30 dez. 2024.