O Tópico Discursivo a Serviço da Compreensão Leitora em HQ
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p125-139Palavras-chave:
Compreensão leitora, História em quadrinhosResumo
Este trabalho, cuja base teórica se pauta pelos postulados da Linguística Textual em suas interfaces, com destaque para estudos de Cavalcante et al. (2022), com perspectivas ligadas à análise dos textos em uso, apresenta uma reflexão sobre a relevância do tópico discursivo para o processo de compreensão leitora. Ponderados como critérios fundamentais para a hierarquização de tópicos, as propriedades centração e organicidade, que, conforme Jubran et al. (1992) e AUTORIA, mostram-se fundamentais para a construção de quadros tópicos, que revelam a organização global do primeiro capítulo da obra O diário de Anne Frank, adaptado para o gênero história em quadrinhos. Convencidos dessa visão, assumimos que esse arcabouço é fundamental para o estabelecimento de interfaces linguísticas que favoreçam a atribuição de sentidos no ambiente escolar. Para que este objetivo seja alcançado, apresentamos, inicialmente, a conceituação de compreensão leitora, amparados em teóricos que se ocupam desse fenômeno, como Marcuschi (2008) e AUTORIA, evidenciando também o caráter multimodal, tendo em vista a natureza do gênero escolhido – HQ. Damos continuidade ao estudo, detalhando a relação do tópico discursivo e de suas propriedades com o processo de compreensão global dos sentidos do capítulo de abertura da HQ mencionada.
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