Uma Abordagem Sociocognitiva do Texto na Construção Implícita do Referente Identificado pelo Pronome “Ele/s” em Tirinhas de Armandinho
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p140-156Palavras-chave:
Redes referenciais, pronomes “ele/eles”, Tirinhas de ArmandinhoResumo
O trabalho visa a analisar a construção do referente identificado pelo pronome “ele/s”, sob a influência de sua inserção em uma rede de associações em nível sociocognitivo-discursivo, a partir de um entrelaçamento com outros referentes, em tirinhas do personagem Armandinho, de Alexandre Beck. Para isso, adotamos uma postura interpretativista e sociocognitivista, respaldando-nos em autores da perspectiva da referenciação como Koch (2003; 2018), Koch e Cunha-Lima (2011) e Custódio Filho (2011); apoiamo-nos, especialmente, em Matos (2018), em Cavalcante et al. (2020) e em Cavalcante et al. (2022), para a abordagem conceitual das redes referenciais. O corpus se deu em torno da escolha das tirinhas de Armandinho, veiculadas em diversas redes sociais, obedecendo ao critério de identificação do referente pelo pronome “ele”, sem âncoras explícitas, nas tirinhas. Diante do critério relacional das redes, observou-se que a coconstrução indireta do referente nomeado pelo pronome “ele/s” realiza-se mediante inferências auxiliadas pelo entrelaçar dos referentes, a partir da memória discursiva, apta a resgatar informações contextuais e fatos do cenário político e social para se coconstruir uma perspectiva sobre as entidades a quem o ele(s) se refere.
Downloads
Referências
ADAM, Jean-Michel. Textos: tipos e protótipos. Tradução de Mônica Magalhães Cavalcante. São Paulo: contexto, 2019.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Linguística textual e argumentação. São Paulo: Pontes, 2020.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Linguística textual, conceitos e aplicações. São Paulo: Pontes Editores, 2022.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva. O caráter naturalmente recategorizador das anáforas. In: AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira de; GONÇALVES-SEGUNDO, Paulo Roberto (org.). Estudos do discurso: caminhos e tendências. São Paulo: Editora Paulistana, 2016. p. 119-133.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Coerência, referenciação e ensino. São Paulo: Cortez, 2014.
CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. 2011. 320 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
HALLIDAY, Michael; HASAN, Ruqaiya. Cohesion in English. London: Longman, 1976.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
KOCH, Ingedore G. Villaça; CUNHA-LIMA, Maria Luiza. Do cognitivo ao sociocognitivo. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 251-297.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Do código para a cognição: o processo referencial como atividade criativa. Veredas: Revista de Estudos Linguísticos Juiz de Fora, MG, v. 6, p. 43-62, 2002.
MARTINS, Mayara Arruda. A caracterização dos tipos de dêixis como processos referenciais. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2019.
MARTINS, Mayara Arruda. Dêixis como fenômeno de linguagem. In: WORKSHOP EM LINGUÍSTICA TEXTUAL, Evento Online, 4., 2021, Fortaleza, CE. Comunicação oral [...]. Fortaleza: UFCE-Grupo Protexto, 2021. Canal do Protexto no YouTube. Meet - Videoconferência.
MATOS, Janaica Gomes. As redes referenciais na construção de notas jornalísticas. 2018. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.81588
MONDADA, Lorenza. Verbalisation de l’espace et fabrication du savoir: approche linguistique de la construction des objets de discours. Lausanne: Université de Lausanne, 1994.
MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães; RODRIGUES, Bernardes Biasi; CIULLA, Alena. Referenciação. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52.
RAMOS, Paulo. A leitura de quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/2316-9877.2023.v11.e220861
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Janaica Gomes Matos, Mário Junglas Muniz, Maria Veronica Monteiro Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.