O Afrofuturismo na Adaptação Sequencial de Kindred (2017)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p14-26

Palavras-chave:

Afrofuturismo, Histórias em quadrinhos, Kindred (2017)

Resumo

A adaptação sequencial Kindred (2017) narra as experiências e vivências da protagonista, Dana, frente à escravidão e ao racismo, durante as suas diversas viagens no tempo à Maryland do século XIX, nos Estados Unidos da América. Esta história em quadrinhos é uma adaptação do romance afrofuturístico epônimo da escritora estadunidense Octavia E. Butler de 1979, pelas mãos dos cartunistas Damian Duffy e John Jennings. Por meio das representações interseccionais entre gênero, poder e raça, eles ilustram mais vividamente as violências enfrentadas por Dana em uma plantação do antigo Antebellum. Desta forma, os objetivos desta pesquisa foram identificar os principais elementos afrofuturísticos aplicados na adaptação e verificar como os recursos sequenciais foram utilizados tanto para intensificar a experiência leitora, quanto para promover uma adaptação mais fidedigna (Cartmell, 1999). Por intermédio da metodologia desconstrutivista (Derrida, 2010; Evans, 2020; Shaikh, 2022), identificamos um revisionismo profundo sobre as relações entre gênero, poder e raça. Por conseguinte, este revisionismo resultou em uma pletora de representações sequenciais acerca das reinterpretações, reconstruções e reconciliações históricas. Os cartunistas não sugerem esquecer o passado, mas compreendê-lo como uma entidade hodierna.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araujo Placido, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Estudos de Literatura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Bacharel e Licenciado em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, sou professor adjunto de literaturas de língua inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A minha área de pesquisa remete aos estudos criativos, linguísticos e literários em língua inglesa, mormente dos Estados Unidos da América. Além disso, sou coordenador do Laboratório de Letramento Acadêmico e Criativo (LALAEC) da UFMS. A função do LALAEC é o de auxiliar no desenvolvimento da escrita científica e criativa em língua inglesa. As minhas áreas de interesse de pesquisa são: cinemas, contos de fadas, escritas criativas, histórias em quadrinhos, mitologias, teatros e vídeo games. Sou também pesquisador associado às ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) e à ABRAPT (Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução). ceplacido@gmail.com

Dr. Nataniel dos Santos Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Letras (Português / Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), pós-doutor em Língua Portuguesa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). É professor da graduação e do programa de pós-graduação (Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Letras) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: descrição linguística, línguas indígenas brasileiras, weblinguagem e histórias em quadrinhos. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ) e do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS), vice-líder do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT-UERJ). Membro do Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL) e diretor da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS). Autor de inúmeros artigos e de mais de 40 livros. nataniel@uems.br

 

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

ARAUJO PLACIDO, Carlos Eduardo de; DOS SANTOS GOMES, Nataniel. O Afrofuturismo na Adaptação Sequencial de Kindred (2017). Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 14–26, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p14-26. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/50096. Acesso em: 21 nov. 2024.