Um Relato de Experiência com Histórias em Quadrinhos em uma Escola Estadual de Carpina, Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n2p169-182

Palavras-chave:

Histórias em Quadrinhos, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo deste artigo é divulgar o resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas aulas de Língua Portuguesa. Quanto aos pressupostos teóricos, este estudo fundamenta-se no trabalho com o Círculo de Bakhtin (Bakhtin, 1997; Bakhtin/Volochínov, 2006) com relação ao trabalho das Histórias em Quadrinhos (HQs) enquanto gênero discursivo. Os aspectos metodológicos configuram-se por ser uma pesquisa-ação (Engel, 2000; Tripp, 2005; Thiollent, 2009) de cunho qualitativo (Gil, 2008). O instrumento de coleta de dados foi por meio de 24 aulas de Língua Portuguesa que se enquadra em um conjunto de atividades elaborado pelos autores. O lócus da pesquisa ocorreu em uma escola estadual do município de Carpina, Zona da Mata Norte, estado do Pernambuco. A inserção social da pesquisa configura-se no oferecimento de 24 aulas que possibilitou alternativas didático-pedagógicas para fortalecer à aprendizagem dos alunos do 9º ano nas aulas de Língua Portuguesa por meio do processo interventivo. Como resultado final, este trabalho resultou na publicação de uma coletânea de HQs com autoria dos participantes da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eronildo da Silva Biondinni, Universidade de Pernambuco

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte (UPE). Atualmente é professor de língua portuguesa na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio João Teobaldo de Azevedo, no município de Carpina, estado de PE, lotado na Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco. eronildobiondinni@hotmail.com

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade de Pernambuco

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte. jonathas.chaguri@upe.br

Referências

BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BINDEN. Publicação alterada com autoria inventada para manter o anonimato dos autores. Mimeo: cidade, 2023.

BEZERRA, J. C. S, MENEGASSI, R. J. Entonação Valorativa em Atividades de Leitura. In: ANGELO, C. M. P.; MENEGASSI, R. J.; FUZA, A. F. (Orgs.) Leitura e Ensino de Língua. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022. p. 195-235.

BRITO. A. D. Uma Metodologia Para a Aprendizagem Histórica de Jovens Estudantes do Ensino Fundamental por meio da Produção de Histórias em Quadrinhos. 156 f. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2020.

CAVALCANTE, C. M. A.; CHAGURI, J. P. O Uso das Histórias em Quadrinhos nas Aulas de Língua Portuguesa: uma intervenção pedagógica na sala de apoio à aprendizagem. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. (Org.). Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE de 2014. Curitiba: SEED, 2016, p. 3-27.

DAHLET, V. A entonação no dialogismo bakhtiniano. In: BRAIT, B. Bakhtin, dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. p. 264.

DI FANTI, M. G. C. A Linguagem em Bakhtin: pontos e pespontos. Veredas - Rev. Est. Ling, Juiz de Fora, v. 7. n. 1-2, p. 95-111, 2003.

ENGEL, G. I. Pesquisa-Ação. Educar, Curitiba, v.--, n. 16, p.181-191, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.214

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MOLON, N. D.; VIANNA, R. O Círculo de Bakhtin e a Linguística Aplicada. Revista Bakhtiniana, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 142-165, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-45732012000200010

RAMOS, P. Os quadrinhos em aulas de Língua Portuguesa. In: BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. et al. (Orgs.). Como usar Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 65-85.

RAMA, A.; VERGUEIRO, W. (Orgs.) Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

RENTROIA IANNONE, L.; IANNONE, R. A. O Mundo das Histórias em Quadrinhos. 7. ed. São Paulo: Moderna, 1998.

SCHNEIDER, M. B. Quadrinhos no ensino de história da infância. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 2009.

THÜRLER, D. Intervenção Pedagógica e Interdisciplinaridade. Salvador: UFBA, 2019.

TRIPP, D. Pesquisa-Ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

VERGUEIRO, W. Uso das HQs no Ensino. In: BARBOSA, A.; RAMOS, P.; VILELA, T. et al. (Orgs.). Como usar Histórias em Quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004. p. 07-29.

Publicado

2024-08-30

Como Citar

DA SILVA BIONDINNI, Eronildo; CHAGURI, Jonathas de Paula. Um Relato de Experiência com Histórias em Quadrinhos em uma Escola Estadual de Carpina, Pernambuco. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 169–182, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n2p169-182. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49829. Acesso em: 21 nov. 2024.