Introdução à Sociolinguística na sala de aula:
contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p114-127Palavras-chave:
PIBID, Ensino de Língua Portuguesa, SociolinguísticaResumo
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida por 18 licenciandos do curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da pesquisa consistiu em identificar algumas características sociais e linguísticas dos estudantes para a posterior elaboração de atividades que, de fato, contribuíssem com as aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada com 48 alunos do 1º ano Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul) com a aplicação de um questionário, por meio da plataforma Google Forms. Os resultados auxiliaram de forma significativa na consecução do projeto, pois permitiram uma intervenção alinhada às reais necessidades verificadas, com materiais e estratégias que oportunizaram a missão do ensino de língua portuguesa de ampliar a competência comunicativa dos alunos, levando em conta a variação linguística e o combate ao preconceito.
Downloads
Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris; FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Sociolinguística Educacional. In: HORA, Demerval da; ALVES, Eliane Ferraz; ESPÍNDOLA, Lucilene C. (org.). Abralin: 40 anos em cena. João Pessoa: Editora Universitária, 2009. p. 217-240.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/SEB, 2018.
CARDOSO, Suzana Alice M. S.; MOTA, Jacyra Andrade; AGUILERA, Vanderci A.; ARAGÃO, Maria S. Silva de; ISQUERDO, Aparecida N.; RAZKY, Abdelhak; MARGOTTI, Felício W. Atlas linguístico do Brasil. Londrina: Eduel, 2014. v. 2, Cartas linguísticas 1.
COELHO, Izete L.; GORSKI, Edair; SOUZA, Christiane M. Nunes de; MAY, Guilherme Henrique. Para conhecer sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2015.
CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça. Dos dialetos populares à variedade culta: a sociolinguística na escola. Curitiba: Appris, 2011.
IBGE. Brasil. Rio Grande do Sul. Bagé. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/bage. Acesso em: 19 nov. 2023.
IBGE. Brasil. Rio Grande do Sul. Bagé. Censo 2010. Rio de Janeiro, RJ: IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rs/bage/pesquisa/23/26170. Acesso em: 19 nov. 2023.
ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português da gente. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL RIO GRANDENSE. Campus - Bagé. Disponível em: https://www.bage.ifsul.edu.br/instituto. Acesso em: 19 nov. 2023.
MARTINS, Marco Antonio; VIEIRA, Silvia Rodrigues; TAVARES, Maria Alice. Contribuições da Sociolinguística brasileira para o ensino de português. In: MARTINS, Marco Antonio; VIEIRA, Silvia Rodrigues; TAVARES, Maria Alice (org.). Ensino de português e sociolinguística. São Paulo: Contexto, 2014. p. 9-36.
OLIVEIRA, Luís Carlos de Oliveira; CYRANKA, Lúcia Furtado de Mendonça. Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua. Soletras, São Gonçalo, RJ, n. 26, p. 75-90, 2. sem. jul./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7392 DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7392
SCHERRE, Maria Marta Pereira. A norma do imperativo e o imperativo da norma. In: BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012. p. 197-224.
TARALO, Fernando. A pesquisa sociolinguística. 7. ed. São Paulo: Ática, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Helen Cristina da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.