Introdução à Sociolinguística na sala de aula:
contribuições do PIBID
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p114-127Palabras clave:
PIBID, Ensino de Língua Portuguesa, SociolinguísticaResumen
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida por 18 licenciandos do curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da pesquisa consistiu em identificar algumas características sociais e linguísticas dos estudantes para a posterior elaboração de atividades que, de fato, contribuíssem com as aulas de língua portuguesa. A pesquisa foi realizada com 48 alunos do 1º ano Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul) com a aplicação de um questionário, por meio da plataforma Google Forms. Os resultados auxiliaram de forma significativa na consecução do projeto, pois permitiram uma intervenção alinhada às reais necessidades verificadas, com materiais e estratégias que oportunizaram a missão do ensino de língua portuguesa de ampliar a competência comunicativa dos alunos, levando em conta a variação linguística e o combate ao preconceito.
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