Introdução à Sociolinguística na sala de aula:

contribuições do PIBID

Autores/as

  • Helen Cristina da Silva Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p114-127

Palabras clave:

PIBID, Ensino de Língua Portuguesa, Sociolinguística

Resumen

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa sociolinguística desenvolvida por 18 licenciandos do curso de Letras-Português e Literaturas de Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo da pesquisa consistiu em identificar algumas características sociais e linguísticas dos estudantes para a posterior elaboração de atividades que, de fato, contribuíssem com as aulas de língua portuguesa.  A pesquisa foi realizada com 48 alunos do 1º ano Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFsul) com a aplicação de um questionário, por meio da plataforma Google Forms. Os resultados auxiliaram de forma significativa na consecução do projeto, pois permitiram uma intervenção alinhada às reais necessidades verificadas, com materiais e estratégias que oportunizaram a missão do ensino de língua portuguesa de ampliar a competência comunicativa dos alunos, levando em conta a variação linguística e o combate ao preconceito.

Biografía del autor/a

Helen Cristina da Silva, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Mestranda em Estudos da Linguagem (linha: Análise e Descrição Linguística) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); pós graduanda em Língua Portuguesa pela mesma instituição e graduada em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Norte do Paraná. Desenvolve, atualmente, trabalhos sobre crença e atitudes linguísticas entre falantes do Paraná, análises dialetológicas e estudos comparativos entre o Esboço de um Atlas de Minas Gerais (ALMG) e o Atlas Linguístico do Brasil (ALiB), todos sob a orientação da Dra Vanderci de Andrade Aguilera.

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Publicado

2024-04-30

Cómo citar

SILVA, Helen Cristina da. Introdução à Sociolinguística na sala de aula:: contribuições do PIBID. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 114–127, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p114-127. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49637. Acesso em: 22 jul. 2024.