Reflexões de estudantes sobre o percurso de formação em um curso de letras: a importância do PIBID e do programa residência pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p53-67Palavras-chave:
Formação inicial; Construção docente; PIBID e Residência Pedagógica.Resumo
O presente artigo tem como foco analisar as impressões de um grupo de graduandos em Letras acerca de seu percurso de construção docente no âmbito da universidade e em outros espaços formativos. Parte-se da ideia de que a formação de professores ocupa papel central nas discussões educacionais e se coloca como processo contínuo e multifacetado, perpassado pelas ações de governos, mercado e universidades (Nóvoa, 1999). No bojo de um projeto que visava conduzir os acadêmicos a uma reflexão sobre os pilares constitutivos de sua futura prática em sala de aula, foram aplicados questionários com questões abertas a duas turmas do curso de Letras de uma universidade situada na região Centro-Oeste do Brasil. As respostas foram exploradas quali-quantitativamente, com as ferramentas da Análise de Conteúdo (Bardin, 2004), e indicaram, dentre outros resultados, a expressiva valorização dos Programas PIBID e Residência Pedagógica para o alcance de habilidades tidas como cruciais para o exercício da docência.
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