Jogos e ludicidade no ensino de português

uma análise da experiência do Pibid-Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p186-198

Palavras-chave:

Jogos, Ludicidade, PIBID, Ensino de português

Resumo

O presente trabalho visa a investigar sobre jogos e ludicidade no ensino de português através da análise das experiências dos jogos realizados pelos bolsistas de iniciação à docência do curso de Letras – Língua Portuguesa do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Para tanto, são apresentados apontamentos teóricos sobre os significados e as características da ludicidade e dos jogos, sendo em seguida descritas as regras, o desenvolvimento e a aplicação dos jogos realizados pelos bolsistas do Pibid, identificando-se e discutindo-se, por fim, os aspectos relevantes a partir dessa experiência. Enfatizam-se, na análise dos dados, os momentos de manifestação de espontaneidade, de resistência e de atitudes intuitivas por parte dos alunos. Concluímos que os jogos permitem a materialização e mesmo a superação dos aspectos destacados pela teoria, além de tecermos considerações sobre a concepção de educação que subjaz a nossas análises e como ela deve ser amadurecida.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, Arthur; GUIMARÃES, Geová Bezerra; RODRIGUES, Diana Vieira. Jogos e ludicidade no ensino de português: uma análise da experiência do Pibid-Letras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 186–198, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p186-198. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49529. Acesso em: 22 jul. 2024.