Jogos e ludicidade no ensino de português

uma análise da experiência do Pibid-Letras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p186-198

Palavras-chave:

Jogos, Ludicidade, PIBID, Ensino de português

Resumo

O presente trabalho visa a investigar sobre jogos e ludicidade no ensino de português através da análise das experiências dos jogos realizados pelos bolsistas de iniciação à docência do curso de Letras – Língua Portuguesa do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas. Para tanto, são apresentados apontamentos teóricos sobre os significados e as características da ludicidade e dos jogos, sendo em seguida descritas as regras, o desenvolvimento e a aplicação dos jogos realizados pelos bolsistas do Pibid, identificando-se e discutindo-se, por fim, os aspectos relevantes a partir dessa experiência. Enfatizam-se, na análise dos dados, os momentos de manifestação de espontaneidade, de resistência e de atitudes intuitivas por parte dos alunos. Concluímos que os jogos permitem a materialização e mesmo a superação dos aspectos destacados pela teoria, além de tecermos considerações sobre a concepção de educação que subjaz a nossas análises e como ela deve ser amadurecida.

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Biografia do Autor

Arthur Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Professor da Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Ensino Superior de Tabatinga (CESTB). E-mail: arcsilva@uea.edu.br

Geová Bezerra Guimarães, Instituto Federal do Amazonas

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor no Instituto Federal do Amazonas. E-mail: geova.bezerra@ifam.edu.br

Diana Vieira Rodrigues, Universidade do Estado do Amazonas

Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas no Centro de Ensino Superior de Tabatinga (CESTB). E-mail: dv4123461@gmail.com

Referências

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, Arthur; GUIMARÃES, Geová Bezerra; RODRIGUES, Diana Vieira. Jogos e ludicidade no ensino de português: uma análise da experiência do Pibid-Letras. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 186–198, 2024. DOI: 10.5433/2237-4876.2024v27n1p186-198. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/49529. Acesso em: 8 out. 2024.