PIBID
impactos, significados e perspectivas na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2024v27n1p68-82Palavras-chave:
PIBID, formação docente, ensinoResumo
A formação docente demonstrou ser, nas últimas décadas, uma questão sensível para a universidade e demais instituições de ensino. O debate sobre a formação de professores passa por questões como a necessidade de profissionais adequados às demandas regionais e atentos aos desafios surgidos em decorrência do avanço tecnológico; a formação política desses profissionais, voltada à superação das intransigências; a necessária relação entre universidade e educação básica e a inserção dos profissionais em programas significativos. Assim, perguntamo-nos, a partir de dados coletados em uma universidade pública: quais têm sido os reais impactos de programas especiais como o PIBID para a prática escolar na educação básica? Como os sujeitos envolvidos nesse processo entendem suas ações? Quais são as práticas necessárias no processo de formação docente? Nesse sentido, recorreremos a autores da área da linguagem e da educação para respaldar nossa discussão em uma pesquisa de cunho qualitativo, realizada por meio de análise de conteúdo, a partir dos relatos de três professores de educação básica, cinco “pibidianos” e dois coordenadores institucionais do PIBID. As análises realizadas, até então, apontam para um significativo impacto do programa para esses sujeitos, demonstrando a necessidade de mais políticas públicas voltadas para o tema.
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