Machado de Assis e a formação da leitora
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p91Palavras-chave:
Machado de Assis, A Estação, leitura, Realismo.Resumo
Este trabalho pretende analisar a atuação de Machado de Assis como colaborador da revista feminina A Estação. Nesse contexto, o autor desempenhou um importante trabalho de formação do senso crítico e de renovação das práticas de leitura comumente encenadas em periódicos femininos. Para tanto, propõe-se a análise da narrativa “Curiosidade” que se fundamenta em propósitos didáticos relacionados com a introdução do código realista e com o investimento no estatuto ficcional da literatura. Além disso, pretende-se apresentar uma revisão da forma de se entender o percurso formativo do autor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.