Mais que apenas ver: a leitura on-line em língua espanhola por deficientes visuais

Autores

  • Marcus Vinícius Liessem Fontana Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p161

Palavras-chave:

deficiência visual, ensino mediado por computador, ensino de línguas estrangeiras

Resumo

Este artigo discute o processo de leitura, em especial de leitura em espanhol como língua estrangeira, no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de deficientes visuais em ambiente digital. Iniciando por uma rápida explicação sobre os diferentes tipos de deficiência visual e sobre as tecnologias atualmente disponíveis para este público, chega-se a um debate sobre a atividade de leitura, traçando-se diferenças entre a forma como videntes e não-videntes a realizam. Este debate desemboca no processo de criação de um curso de leitura on-line de espanhol para deficientes visuais e dos resultados positivos obtidos com esta iniciativa, levando a projeções sobre novas possibilidades de encontro entre ensino de línguas estrangeiras e deficiência visual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Assistente da Universidade Federal de Santa Maria, com Mestrado em Letras - Linguística Aplicada pela Univesidade Católica de Pelotas e graduação em Letras - Espanhol pela Universidade Federal de Pelotas. Entre seus interesses estão o uso de tecnologias para o ensino de espanhol, educação a distância e processos inclusivos para deficientes visuais.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

FONTANA, M. V. L. Mais que apenas ver: a leitura on-line em língua espanhola por deficientes visuais. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 161–179, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p161. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4843. Acesso em: 19 abr. 2024.