A formação do leitor crítico numa perspectiva interdisciplinar

Autores

  • Bruno Alves Pereira Universidade Federal de Campina Grande
  • Williany Miranda da Silva Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p239

Palavras-chave:

Ensino, Leitura, Formação do professor

Resumo

 

No presente artigo, nosso objetivo consiste em investigar a condução da formação do leitor crítico a partir da mobilização dos sujeitos – professor e aluno – frente à tarefa de concretização do gênero debate em aulas de História. Os dados em análise são provenientes de uma pesquisa-ação, de natureza interdisciplinar, em uma classe de 9º ano do ensino fundamental público de Campina Grande, no estado da Paraíba. A análise, de natureza descritivo-interpretativa, está subsidiada pelas contribuições teóricas sobre leitura desenvolvidas pelas perspectivas interacionista e do letramento e enfoca três momentos da sequência: a apresentação da temática, a realização de atividades de leitura e de escrita e o desenvolvimento de um debate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Alves Pereira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande.

Williany Miranda da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e professora da Universidade Federal de Campina Grande, onde atua na Graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino.

Downloads

Publicado

2010-06-10

Como Citar

PEREIRA, Bruno Alves; SILVA, Williany Miranda da. A formação do leitor crítico numa perspectiva interdisciplinar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 239–256, 2010. DOI: 10.5433/2237-4876.2010v13n1p239. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4838. Acesso em: 3 jan. 2025.