A formação do leitor crítico numa perspectiva interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n1p239Palavras-chave:
Ensino, Leitura, Formação do professorResumo
No presente artigo, nosso objetivo consiste em investigar a condução da formação do leitor crítico a partir da mobilização dos sujeitos - professor e aluno - frente à tarefa de concretização do gênero debate em aulas de História. Os dados em análise são provenientes de uma pesquisa-ação, de natureza interdisciplinar, em uma classe de 9º ano do ensino fundamental público de Campina Grande, no estado da Paraíba. A análise, de natureza descritivo-interpretativa, está subsidiada pelas contribuições teóricas sobre leitura desenvolvidas pelas perspectivas interacionista e do letramento e enfoca três momentos da sequência: a apresentação da temática, a realização de atividades de leitura e de escrita e o desenvolvimento de um debate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruno Alves Pereira, Williany Miranda da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










