Modelización Didáctica Del Género De Texto Multimodal Videotutorial Para La Enseñanza De Lenguas

estudio preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p107

Palavras-chave:

Vídeo tutorial para o Ensino de Línguas, Hipergênero, Sequência didática

Resumo

Este estudo analisa o uso de vídeo tutoriais para o Ensino de Línguas (VEL) por estudantes de idiomas através da análise multimodal de um corpus e através de pesquisas com usuários do VEL. Seis tipos de VEL foram identificados e avaliados como os mais valorizados pelos alunos. Os resultados mostram que os VEL de dicas específicas para resolver erros e obstáculos de aprendizagem são os mais bem avaliados. Além disso, os VEL que mostram a resolução de testes oficiais e correção em vídeo de expressões escritas também são altamente valorizados. Os alunos utilizam os VEL como modelo para entender e praticar as novidades de uso, e a prática observada tem mostrado ajudar no treinamento de repetição e auto-correção progressiva. A maioria dos entrevistados prioriza a utilidade do conteúdo sobre a qualidade técnica dos VEL. Em resumo, os resultados sugerem que os VEL são uma ferramenta complementar valorizada pelos estudantes de línguas, permitindo-lhes melhorar sua aprendizagem autônoma e progredir em suas habilidades linguísticas.

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Université de Genève - UNIGE

Doctor en Enseñanza de Idiomas por la Université de Genève - UNIGE (1991). Profesor Honorario del
Departamento de Psicología y Ciencias de la Educación de la Université de Genève - UNIGE. Contacto:
Joaquim.Dolz-Mestre@unige.ch

Aina Monferrer, Universitat de València

Doctora en Filología y Culturas Europeas por la Universitat Jaume I - UJI (2015). Profesor Ayudante del
Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura de la Universitat de València - UV. Contacto: aina.
monferrer@uv.es

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Publicado

2023-08-11

Como Citar

DOLZ, Joaquim; MONFERRER, Aina. Modelización Didáctica Del Género De Texto Multimodal Videotutorial Para La Enseñanza De Lenguas: estudio preliminar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 107–118, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47446. Acesso em: 17 jul. 2024.