Modelización Didáctica Del Género De Texto Multimodal Videotutorial Para La Enseñanza De Lenguas

estudio preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p107

Palavras-chave:

Vídeo tutorial para o Ensino de Línguas, Hipergênero, Sequência didática

Resumo

Este estudo analisa o uso de vídeo tutoriais para o Ensino de Línguas (VEL) por estudantes de idiomas através da análise multimodal de um corpus e através de pesquisas com usuários do VEL. Seis tipos de VEL foram identificados e avaliados como os mais valorizados pelos alunos. Os resultados mostram que os VEL de dicas específicas para resolver erros e obstáculos de aprendizagem são os mais bem avaliados. Além disso, os VEL que mostram a resolução de testes oficiais e correção em vídeo de expressões escritas também são altamente valorizados. Os alunos utilizam os VEL como modelo para entender e praticar as novidades de uso, e a prática observada tem mostrado ajudar no treinamento de repetição e auto-correção progressiva. A maioria dos entrevistados prioriza a utilidade do conteúdo sobre a qualidade técnica dos VEL. Em resumo, os resultados sugerem que os VEL são uma ferramenta complementar valorizada pelos estudantes de línguas, permitindo-lhes melhorar sua aprendizagem autônoma e progredir em suas habilidades linguísticas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Joaquim Dolz, Université de Genève - UNIGE

Doctor en Enseñanza de Idiomas por la Université de Genève - UNIGE (1991). Profesor Honorario del
Departamento de Psicología y Ciencias de la Educación de la Université de Genève - UNIGE. Contacto:
Joaquim.Dolz-Mestre@unige.ch

Aina Monferrer, Universitat de València

Doctora en Filología y Culturas Europeas por la Universitat Jaume I - UJI (2015). Profesor Ayudante del
Departamento de Didáctica de la Lengua y la Literatura de la Universitat de València - UV. Contacto: aina.
monferrer@uv.es

Referências

BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Paris: Delachaux et Niestlé, 1997.

BRONCKART, Jean-Paul. Interaccionismo sociodiscursivo ¿De dónde venimos y a dónde vamos? [conferència en la Universidad Nacional de Rosario en el marc del Encuentro del Interaccionismo Sociodiscursivo], 2017. https://isd-international.org/site/wp-content/uploads/2017/11/Conferencia-cierre.Texto-ES.pdf

BUCKINHAM, David. Teaching media in a ‘post-truth’ age: fake news, media bias and the challenge for media/digital literacy education, Culture and Education, 31: 213-231, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814

CONSEJO DE EUROPA. Marco Común Europeo de Referencia (MCER). Madrid: Cervantes, 2001. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/marco/cvc_mer.pdf

CONSEJO DE EUROPA. Companion Volume with new Descriptors, 2018. https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989

XXXXXXX, Joaquim. L’obstacle dans l’enseignement des langues : conceptualisation et opérationnalisation didactique. En: LES OBSTACLES DANS L’ENSEIGNEMENT DES LANGUES ET DANS LA FORMATION DES ENSEIGNANTS. Ginebra: LL. p. 300-310, 2022.

XXXXXXX

XXXXXXX

FUSTER MARTORELL, Mayo. The Free Culture and 15M Movements in Spain: Composittion, Social Networks and Synergies, Journal of Social, Cultural and Political Protest, 11: 386-392, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/14742837.2012.710323

MACHADO, Keila Fukuda; FERREIRA, Lucas Vinicius et ál. Gêneros Textuais na Sala de Aula: Práticas de Produção Textual Por Meio de Podcast, 2017. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26305_13291.pdf

MIRANDA, Florencia. Textos e géneros em dialogo. Uma abordagem linguística da intertextualisazão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.

MOGOS, Andreea; TROFIN, Constantin. YouTube Video Genres. Amateur How-To Videos versus Professional Tutorials, En. Acta universitatis danubius, 9: 38-48, 2015.

XXXXXXXX

MOSTACERO, Rudy. Oralidad, escritura y escrituralidad. Sapiens. Revista universitaria de investigación 5(1), 53-75, 2004.

FERREIRA, Lidineia; VALÊNIA, Anair. Do gênero conto ao gênero podcast: uma proposta de retextualização. Revista Educação em Foco, v. 26, 3: 1-13, 2021.

OMIZO, Ryan Masaaki. Facing Vernacular Video (Tesis Doctoral), 2012. https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_etd/send_file/send?accession=osu1339184415&disposition=inline

PAIVIO, Allan. Imagery and verbal processes. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1971.

ROMÁN, María Pilar. El vídeo tutorial como género discursivo en la proyección y desarrollo de la competencia oral en Secundaria. Didacticae, 8, 193-208, 2018.

SALVADOR, Vicent. Estilística dels textos no literaris, En: Payrató i Nogué eds. ESTIL I ESTILS. TEORIA I APLICACIONS DE L’ESTILÍSTICA, Barcelona: Universitat de Barcelona, pp. 17-50, 2013.

TAPIA, Luis José; DELGADO, Nuria; GARCÍA, Leticia. Asimilación de contenidos y aprendizaje mediante el uso del video tutorial, Latin American Journal of Science of Education, 7: 1-7, 2020. https://www.lajse.org/may20/2020_12028.pdf

TARQUINI, Gianna, MCDORMAN, Richard. Video tutorials: an expanding audiovisual genre, Language On, 32: 146-170, 2019. https://jostrans.org/issue32/art_tarquini.pdf

TORMEY, Simon, FEENSTRA, Ramón. Reinventing the political party in Spain: the case of 15M and the Spanish mobilisations, Policy Studies, 36: 590-606, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01442872.2015.1073243

VYGOTSKI, Lev. Pensée et langage. París: La Dispute, 2019.

ZAYAS, Felipe, CAMPS, Anna (eds.) (2006) Secuencias didácticas para aprender gramática. Barcelona: Graó.

Publicado

2023-08-11

Como Citar

DOLZ, J.; MONFERRER, A. Modelización Didáctica Del Género De Texto Multimodal Videotutorial Para La Enseñanza De Lenguas: estudio preliminar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 107–118, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n1p107. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/47446. Acesso em: 9 maio. 2024.