Modelización Didáctica Del Género De Texto Multimodal Videotutorial Para La Enseñanza De Lenguas
estudio preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n1p107Palavras-chave:
Vídeo tutorial para o Ensino de Línguas, Hipergênero, Sequência didáticaResumo
Este estudo analisa o uso de vídeo tutoriais para o Ensino de Línguas (VEL) por estudantes de idiomas através da análise multimodal de um corpus e através de pesquisas com usuários do VEL. Seis tipos de VEL foram identificados e avaliados como os mais valorizados pelos alunos. Os resultados mostram que os VEL de dicas específicas para resolver erros e obstáculos de aprendizagem são os mais bem avaliados. Além disso, os VEL que mostram a resolução de testes oficiais e correção em vídeo de expressões escritas também são altamente valorizados. Os alunos utilizam os VEL como modelo para entender e praticar as novidades de uso, e a prática observada tem mostrado ajudar no treinamento de repetição e auto-correção progressiva. A maioria dos entrevistados prioriza a utilidade do conteúdo sobre a qualidade técnica dos VEL. Em resumo, os resultados sugerem que os VEL são uma ferramenta complementar valorizada pelos estudantes de línguas, permitindo-lhes melhorar sua aprendizagem autônoma e progredir em suas habilidades linguísticas.
Downloads
Referências
BRONCKART, Jean-Paul. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Paris: Delachaux et Niestlé, 1997.
BRONCKART, Jean-Paul. Interaccionismo sociodiscursivo ¿De dónde venimos y a dónde vamos? [conferència en la Universidad Nacional de Rosario en el marc del Encuentro del Interaccionismo Sociodiscursivo], 2017. https://isd-international.org/site/wp-content/uploads/2017/11/Conferencia-cierre.Texto-ES.pdf
BUCKINHAM, David. Teaching media in a ‘post-truth’ age: fake news, media bias and the challenge for media/digital literacy education, Culture and Education, 31: 213-231, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2019.1603814
CONSEJO DE EUROPA. Marco Común Europeo de Referencia (MCER). Madrid: Cervantes, 2001. https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/marco/cvc_mer.pdf
CONSEJO DE EUROPA. Companion Volume with new Descriptors, 2018. https://rm.coe.int/cefr-companion-volume-with-new-descriptors-2018/1680787989
XXXXXXX, Joaquim. L’obstacle dans l’enseignement des langues : conceptualisation et opérationnalisation didactique. En: LES OBSTACLES DANS L’ENSEIGNEMENT DES LANGUES ET DANS LA FORMATION DES ENSEIGNANTS. Ginebra: LL. p. 300-310, 2022.
XXXXXXX
XXXXXXX
FUSTER MARTORELL, Mayo. The Free Culture and 15M Movements in Spain: Composittion, Social Networks and Synergies, Journal of Social, Cultural and Political Protest, 11: 386-392, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/14742837.2012.710323
MACHADO, Keila Fukuda; FERREIRA, Lucas Vinicius et ál. Gêneros Textuais na Sala de Aula: Práticas de Produção Textual Por Meio de Podcast, 2017. https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/26305_13291.pdf
MIRANDA, Florencia. Textos e géneros em dialogo. Uma abordagem linguística da intertextualisazão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2010.
MOGOS, Andreea; TROFIN, Constantin. YouTube Video Genres. Amateur How-To Videos versus Professional Tutorials, En. Acta universitatis danubius, 9: 38-48, 2015.
XXXXXXXX
MOSTACERO, Rudy. Oralidad, escritura y escrituralidad. Sapiens. Revista universitaria de investigación 5(1), 53-75, 2004.
FERREIRA, Lidineia; VALÊNIA, Anair. Do gênero conto ao gênero podcast: uma proposta de retextualização. Revista Educação em Foco, v. 26, 3: 1-13, 2021.
OMIZO, Ryan Masaaki. Facing Vernacular Video (Tesis Doctoral), 2012. https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_etd/send_file/send?accession=osu1339184415&disposition=inline
PAIVIO, Allan. Imagery and verbal processes. New York: Holt, Rinehart, and Winston, 1971.
ROMÁN, María Pilar. El vídeo tutorial como género discursivo en la proyección y desarrollo de la competencia oral en Secundaria. Didacticae, 8, 193-208, 2018.
SALVADOR, Vicent. Estilística dels textos no literaris, En: Payrató i Nogué eds. ESTIL I ESTILS. TEORIA I APLICACIONS DE L’ESTILÍSTICA, Barcelona: Universitat de Barcelona, pp. 17-50, 2013.
TAPIA, Luis José; DELGADO, Nuria; GARCÍA, Leticia. Asimilación de contenidos y aprendizaje mediante el uso del video tutorial, Latin American Journal of Science of Education, 7: 1-7, 2020. https://www.lajse.org/may20/2020_12028.pdf
TARQUINI, Gianna, MCDORMAN, Richard. Video tutorials: an expanding audiovisual genre, Language On, 32: 146-170, 2019. https://jostrans.org/issue32/art_tarquini.pdf
TORMEY, Simon, FEENSTRA, Ramón. Reinventing the political party in Spain: the case of 15M and the Spanish mobilisations, Policy Studies, 36: 590-606, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/01442872.2015.1073243
VYGOTSKI, Lev. Pensée et langage. París: La Dispute, 2019.
ZAYAS, Felipe, CAMPS, Anna (eds.) (2006) Secuencias didácticas para aprender gramática. Barcelona: Graó.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aina Monferrer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.