Portfólio Tradutório

a prática tradutória como protagonista do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do Inglês como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p36

Palavras-chave:

Portfólio tradutório, avaliação, interacionismo sociodiscursivo

Resumo

Neste artigo, baseado nos dados da dissertação do primeiro autor, procuramos expandir o conceito de avaliação por meio do portfólio, adicionando ao processo uma prática que tem ganhado força na sala de aula do pós-método (Kumaravadivelu, 2006) – a prática tradutória (Nord, 2012) – utilizada de forma planejada e sistemática (Liberatti, 2012). Dessa forma, preparamos e aplicamos uma sequência didática (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2004; Miquelante; Cristovão; Pontara, 2020), pautada no ensino de línguas sob viés do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2007), em uma turma de ensino superior (Curso de Letras Inglês), contendo atividades que focam na tradução de um poema do Inglês para o Português, realizada pelos(as) professores(as) em formação. Tais atividades forneceram dados para uma análise qualitativa e as ferramentas para a geração de dados desse trabalho são: a) o portfólio tradutório; e b) a sequência didática confeccionada pelos autores. Esse estudo evidenciou indícios de desenvolvimento linguístico pelos(as) participantes assim como recursos linguageiros na realização das atividades de tradução, colocando a atividade tradutória como uma produção relevante na composição de um portfólio avaliativo.

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Biografia do Autor

Lucas Mateus Giacometti de Freitas, Universidade Estadual do Paraná

Tradutor Freelance e Professor com experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Inglesa e preparatórios internacionais. Formado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina, possui mais de dez anos de experiência com ensino de inglês para todos os níveis, preparatórios para certificados internacionais e tradução. Atualmente, atua como professor colaborador do colegiado de Letras Inglês da Unespar (Campus Apucarana).

Vera Lúcia Lopes Cristovao, CNPq/UEL

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro da Comissão Coordenadora do PPGEL e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq). Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

FREITAS, L. M. G. de; CRISTOVAO, V. L. L. Portfólio Tradutório: a prática tradutória como protagonista do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do Inglês como língua adicional. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 36–53, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n2p36. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/46451. Acesso em: 30 abr. 2024.