O Ensino de Inglês para Crianças de até Seis Anos:
relatos sobre a América do Sul e o Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2022v25n2p65Palavras-chave:
Ensino de inglês, Educação infantil, Políticas educacionaisResumo
Este artigo apresenta diferentes realidades sobre as práticas de ensino de inglês para crianças
de até 6 anos, com exemplos de diferentes partes da América do Sul, Brasil e seus estados. É
originalmente parte de uma dissertação de mestrado interessada no cenário de Guarapuava,
uma cidade do sul do Brasil, o que explica a tendência em apresentar dados desta região.
Trata-se de uma revisão bibliográfica, desenvolvida com base em materiais previamente
elaborados, com o objetivo de compreender o tema sob diferentes perspectivas. Entende-se
que, por possuírem características comuns, os países (também estados e cidades) envolvidos no
estudo podem se estruturar em rede de apoio, compartilhando suas conquistas e fragilidades.
Devido à escassez de oferta e de estudos sobre esse assunto, às vezes torna-se necessário
abordar o ensino de línguas para crianças de outras faixas etárias. A lacuna de conhecimento
reforça a necessidade de se discutir a temática e o viés dos resultados, que apontam para a
rede privada de ensino como cenário central para essa prática, e traz à tona a relevância da
implementação de políticas públicas para a democratização do acesso.
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