Levantamento de Sites para o Ensino/Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2023v26n2p20

Palavras-chave:

Materiais didáticos on-line, Português como Língua Estrangeira, Ensino e aprendizagem de línguas.

Resumo

Diante do crescimento da demanda pelo ensino e aprendizagem de português para falantes de outras línguas, existe a necessidade de fortalecer e expandir os estudos na área e identificar tendências e abordagens das produções. Este artigo objetiva apresentar a identificação de websites que contenham ferramentas, coletâneas de materiais teóricos e didáticos para ensino-aprendizagem de português para falantes de outras línguas, bem como avaliar e indicar o material quanto à perspectiva de ensino adotada quanto ao Português para falantes de outras línguas. Para a realização do estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo levantamento, tendo com base a identificação de um conjunto de docentes e pesquisadores envolvidos com a temática na área de Linguística Aplicada. A partir disso foram feitas buscas para o mapeamento dos sites, além de análise descritiva das ferramentas, da tipologia dos materiais e dos destinatários. O corpus selecionado evidenciou que a maioria dos sites disponibilizam coletâneas de materiais teóricos para fundamentação de estudos e materiais didáticos (apostilas, livros, páginas de conteúdos em pdf e sugestões de links de mídias de áudio, audiovisuais e culturais para professores trabalharem/aplicarem as atividades sugeridas em salas de aula presenciais ou virtuais). O artigo evidencia que há um conjunto teórico, abrangente e acessível, além de uma diversidade de materiais didáticos, produzidos e melhorados ao longo dos anos, seja para leitura e compreensão de sentidos de gêneros textuais/discursivos autênticos, seja para trabalhar multiculturalismo e interculturalidade, ou para atividades gramaticais contextualizadas, aspectos geográficos e históricos do contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Victor de Moura, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Inovação Tecnológica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2022), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2014); Programador Visual da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Acir Mario Karwoski, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciatura em Letras UNESPAR. Mestrado em Linguística Aplicada UNITAU (2002) e Doutorado em Letras UFPR (2008). Pós-doutorado em Educação da Universidade da Califórnia Santa Bárbara (2015). Professor Associado, atua no curso de graduação em Letras e nos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (UFTM). 

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP- Araraquara (2008). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP- Araraquara (2019-2020). Professora Associada no curso de graduação em Letras e e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM. 

Beatriz Gaydeczka, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Contestado (2003), licenciada em Letras pela UNESPAR (2003), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006) e doutora em Letras na Universidade de São Paulo (2012). É Professora Associada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Graduações em Engenharias e no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica.

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Publicado

2023-08-30

Como Citar

MOURA, M. V. V. de; KARWOSKI, A. M.; BARBOSA, J. B.; GAYDECZKA, B. Levantamento de Sites para o Ensino/Aprendizagem de Português para Falantes de Outras Línguas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 20–35, 2023. DOI: 10.5433/2237-4876.2023v26n2p20. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/45455. Acesso em: 30 abr. 2024.