Ensino de Inglês em Escolas Públicas: o que pensam pais, alunos e profissionais da educação

Autores

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina
  • Jussara Olivo Rosa Perin Universidade Estadual de Maringá
  • Marisa Marques de Souza Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n1p167

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem de Inglês, Escolas Públicas.

Resumo

No final da década de 70 foi realizado um trabalho de levantamento das opiniões de professores e alunos da rede pública do Estado do Paraná sobre o ensino de inglês (Tílio, 1979, 1985). Em  2001 dois outros trabalhos de cunho etnográfico forma realizados em duas cidades do mesmo estado, visando captar as percepções de alunos, professores, gestores escolares e pais de alunos a respeito do ensino da mesmo língua estrangeira. Neste artigo apresentaremos o resultado desses estudos, mostrando que a passagem do tempo parece não ter afetado as concepções sobre o ensino da língua inglesa no contexto da rede pública de ensino do Paraná.  

 Graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1982) e Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Professora efetiva na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

É formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Lingüística Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra. Realizou também estágio na Kettering Foundation, Estados Unidos, onde desenvolveu estudos sobre escola pública e democracia.

Jussara Olivo Rosa Perin, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1984) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Línguas Estrangeiras.

Marisa Marques de Souza, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio

Graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1982) e Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Professora efetiva na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.  

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

GIMENEZ, T. N.; PERIN, J. O. R.; SOUZA, M. M. de. Ensino de Inglês em Escolas Públicas: o que pensam pais, alunos e profissionais da educação. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 167–182, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n1p167. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4500. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos