O Traço da Língua Materna na Interlíngua de Aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira

Autores

  • Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Paula Marques Beato Canato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2003v6n1p109

Palavras-chave:

Aquisição, Aprendizagem, Parâmetro Pro-drop.

Resumo

Neste artigo, ressaltamos que a língua materna, de forma inevitável, deixa traços na interlíngua de aprendizes de idiomas estrangeiros. Baseamo-nos na observação de uma dificuldade de aprendizagem de estudantes brasileiros de inglês, à luz dos pressupostos da Teoria de Princípios e Parâmetros (TPP), (de N. Chomsky), que defende a idéia de que princípios lingüísticos são universais, ou seja, estão presentes nas mentes de todos os seres humanos, e que os parâmetros lingüísticos são estabelecidos a partir do input recebido. Defendemos que o   input recebido e reformulado no processo de interação é essencial para a aprendizagem de línguas e que a conscientização dos alunos quanto às diferenças existentes entre sua LM e a LE objeto de estudo tem que se apresentar claramente, visto que sem essa conscientização a aprendizagem se torna mais difícil.  

Biografia do Autor

Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão, Universidade Estadual de Londrina

Concluiu seu Doutorado em Lingüística na Universidad de Valladolid, Espanha (1998), o qual foi revalidado pela Universidade Estadual de Londrina na área de Estudos da Linguagem. Obteve seu título de Mestre em Letras Neolatinas (Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Possui Graduação em Letras Português Espanhol (Bacharelado, 1983 e Licenciatura, 1984) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Ana Paula Marques Beato Canato, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP. É aluna do Mestrado em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina, e orientanda da professora Adja Balbino de Amorin Barbieri Durão.  

Downloads

Publicado

2004-07-15

Como Citar

DURÃO, Adja Balbino de Amorin Barbieri; CANATO, Ana Paula Marques Beato. O Traço da Língua Materna na Interlíngua de Aprendizes de Inglês como Língua Estrangeira. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 109–122, 2004. DOI: 10.5433/2237-4876.2003v6n1p109. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4497. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos