Inovação educacional em línguas estrangeiras modernas: o caso do Paraná

Autores

  • Telma Nunes Gimenez Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.1999v2n1p169

Palavras-chave:

Inovação Educacional, Línguas Estrangeiras, Ensino.

Resumo

Em 1986, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná - SEED iniciou um processo de reforma educacional visando a reestruturação do ensino de 1.° e 2.° graus, que tinha como metas diminuir a evasão escolar e equilibrar os desníveis entre idade/série escolar. Tal reforma teve como ponto de partida o 2.° grau, para depois atingir também o 1° grau. Assim, em 1988 foi publicada apostila contendo as diretrizes para o ensino de 2.° grau. Quatro anos depois foi lançado o ‘Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná’ (doravante referido como ‘documento’), em forma de coletânea, delineando os preceitos filosóficos que nortearam a nova proposta curricular e apresentando sugestões para as várias áreas do currículo do 1.° grau, tais como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Educação Artística, Educação Física, Língua Estrangeira Moderna e Organização Social e Política do Brasil.

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Biografia do Autor

Telma Nunes Gimenez, Universidade Estadual de Londrina

Telma Nunes Gimenez é formada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina, Especialista em Biblioteconomia pelo College of Librarianship Wales, Mestre em Lingüística Aplicada pela PUCSP e doutora pelo departamento de Linguistics and Modern English Language da Lancaster University, Inglaterra.

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Publicado

1999-07-15

Como Citar

GIMENEZ, T. N. Inovação educacional em línguas estrangeiras modernas: o caso do Paraná. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 169–183, 1999. DOI: 10.5433/2237-4876.1999v2n1p169. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4457. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos