Português do Brasil: análise de conteúdos sintáticos em livros didáticos

Autores

  • Mariângela Garcia Lunardelli Universidade do Norte do Paraná
  • Regina Maria Gregório Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2001v4n1p179

Palavras-chave:

Português do Brasil, Sintaxe, Livros Didáticos

Resumo

Este trabalho propõe verificar se os livros didáticos de 1º grau – 7 coleções – já estão assimilando certas tendências da língua padrão brasileira. Foram escolhidos 4 aspectos do nível sintático que tiveram mudanças entre o PP – Português de Portugal – e o PB – português do Brasil – para exemplificar essas tendências: o sistema de pessoas do discurso e a implementação de você/vocês; a colocação pronominal – próclise, mesóclise e ênclise: tendências e fossilização; o uso das variantes acusativas – clíticos, pronome lexical e objeto nulo; e as construções de tópico.

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Biografia do Autor

Mariângela Garcia Lunardelli, Universidade do Norte do Paraná

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1993) e Mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2000).

Regina Maria Gregório, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Francos Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996).

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Publicado

2001-07-15

Como Citar

LUNARDELLI, M. G.; GREGÓRIO, R. M. Português do Brasil: análise de conteúdos sintáticos em livros didáticos. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 179–195, 2001. DOI: 10.5433/2237-4876.2001v4n1p179. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4413. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos