A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico

Autores

  • Eliane Gouvea Lousada Universidade de São Paulo
  • Jaci Brasil Tonelli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2021v24n1p130

Palavras-chave:

Produção Escrita, Sinopse, Resumo, Sumarização

Resumo

durante um semestre da graduação em Letras-Francês, visando a desenvolver as capacidades de linguagem dos alunos, em LE. De forma mais específica, apresentaremos o trabalho feito com os alunos sobre as operações de linguagem relacionadas ao processo de sumarização das ideias de um texto (MACHADO, 2002/2010) e do evitamento de repetições, mostrando o dispositivo concebido e as produções dos alunos e discutindo o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) no desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos. Nosso estudo toma por base teórico-metodológica o Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e seus desdobramentos para a Didática das Línguas, por meio dos conceitos de: modelo didático (DE PIETRO; SHCNEUWLY, 2003), sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004), capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e propondo, também, uma aproximação com a proposta de itinerários para a escrita (COLOGNESI, DOLZ, 2017). Além disso, levando em conta o contexto universitário de nossa pesquisa, pautamo-nos trabalhos sobre Letramento Acadêmico que têm sido realizados na perspectiva do “escrever para aprender” (GERE, 2019) e da função epistêmica da escrita (BLASER, LAMPRON, SIMARD-DUPUIS, 2015).

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Publicado

2021-10-08

Como Citar

LOUSADA, E. G.; TONELLI, J. B. A Aprendizagem do Gênero Textual Resumo por Estudantes de Letras Francês: um dispositivo didático a serviço do letramento acadêmico. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 130–148, 2021. DOI: 10.5433/2237-4876.2021v24n1p130. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/41750. Acesso em: 30 abr. 2024.