O Ensino de Língua Portuguesa e a Prova Brasil: reflexões sobre uma parceria entre universidade e educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p80

Palavras-chave:

Prova Brasil, Universidade, Educação Básica.

Resumo

Este trabalho, que focaliza um conjunto de ações desenvolvidas por seus autores, professores de uma universidade pública estadual em um campus no interior da Paraíba, em parceria com a secretaria de educação de um município da região atendida por essa instituição de ensino superior, foi guiado por duas questões: I) que parcerias têm sido estabelecidas entre a universidade e a Educação Básica em torno da Prova Brasil de Língua Portuguesa?; e II) que reflexões acerca do ensino dessa disciplina e da formação de professores têm sido possibilitadas por essa parceria? Na revisão teórica, partindo de estudos que focalizam a constituição da disciplina Português na Educação Básica (BUNZEN, 2011; PIETRI, 2003; SOARES, 2002), buscamos evidenciar a relação da Prova Brasil com o discurso da mudança no ensino dessa disciplina, surgido na década de 70 do século XX. As análises apresentadas evidenciam a importância das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela universidade na diminuição dos impactos que a política neoliberal de avaliação exercida pelo instrumento Prova Brasil pode ter no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores.

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Biografia do Autor

Bruno Alves Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual da Paraíba, campus Monteiro, desde 2014. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2011) e doutorando em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba.

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Professor de Literatura da Universidade Estadual da Paraíba, campus Monteiro, desde 2009, e docente permanente na mesma instituição do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores. Mestre em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (2006) e doutor em Letras (2011) pela Universidade Federal da Paraíba. Realiza pesquisas sobre ensino e formação de leitores, memórias de leitores e formação docente na educação básica.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

PEREIRA, B. A.; SILVA, M. M. da. O Ensino de Língua Portuguesa e a Prova Brasil: reflexões sobre uma parceria entre universidade e educação básica. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 80–95, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p80. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40932. Acesso em: 30 abr. 2024.