Letramentos na Sala de Aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p50

Palavras-chave:

Domínio da vida social, Usos da escrita, Ensino-aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre os usos da escrita desenvolvidos a partir do trabalho com gêneros textuais em aulas de Língua Portuguesa e as suas relações com a multiplicidade de letramentos. Assim, na esteira de Barton e Hamilton (2000), Bazerman (2011), Gee (1990), Hamilton (2000), Kleiman (1995a, 1995b, 2007, 2010a, 2010b), Marcuschi (2008), Oliveira (2010), Street (1984, 2003, 2014), contextualizamos os conceitos de letramentos e domínio da vida social, assim como outros atrelados a estes e imprescindíveis para as nossas discussões. A geração dos dados ocorreu por meio de entrevistas e observações realizadas em turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade do Recife no ano de 2016. As reflexões aqui empreendidas contribuem para o entendimento de que o trabalho com a escrita que ocorre nesse espaço escolar prioriza gêneros de algumas categorias de domínios da vida social. Os achados de pesquisa mostram, ainda, que o ensino da escrita na escola pode estar pouco integrado à multiplicidade de letramentos concernentes ao seu contexto.

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Biografia do Autor

Arisberto Gomes de Souza, Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco

Doutor pelo programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2019). Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2011). Professor da Secretaria de Educação do Governo do Estado de Pernambuco desde o ano de 1997.

Maria do Socorro Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Realizou pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2006-2007). É professora titular das áreas de Linguística e Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

DE SOUZA, A. G.; OLIVEIRA, M. do S. Letramentos na Sala de Aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 50–63, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p50. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/40894. Acesso em: 30 abr. 2024.