A Avaliação da Textualidade no Processo de Escrita Didático-Acadêmica: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p96Palavras-chave:
, Estratégias de textualidade, escrita didático-acadêmica, produção de material didático.Resumo
Neste artigo, investigamos as estratégias de textualidade desenvolvidas na escrita didático-acadêmica de material utilizado para os cursos de especialização na modalidade a distância. O corpus de pesquisa é constituído de 25 versões do texto-base do gênero webaula produzidas por 10 professores do curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (EPCT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Discutimos o processo de produção do gênero webaula e analisamos a forma de textualizar e de realizar as operações linguísticas feitas pelos docentes. Ao final do estudo, vimos que os professores utilizam as operações de textualização – continuidade, progressão, não contradição, articulação – bem como a informatividade, heterogeneidade marcada como principais estratégias textual-discursivas. Tais operações se dão a partir de uma articulação direta com o modo de produção colaborativo do material didático, a perspectiva de reversibilidade discursiva e a dupla audiência prevista pelos sujeitos para o texto.Downloads
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