Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p9

Palavras-chave:

Processamento anafórico, Ensino e aprendizagem de leitura, Revisão sistemática

Resumo

Este artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.

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Biografia do Autor

Bruna Alexandra Franzen, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguísitica, Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Cláudia Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Linguística. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2020-07-27

Como Citar

FRANZEN, B. A.; SOUZA, A. C. Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 9–30, 2020. DOI: 10.5433/2237-4876.2020v23n1p9. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/39992. Acesso em: 30 abr. 2024.