Processamento Anafórico e Leitura: revisão sistemática e ponderações para ensinar e aprender a ler
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2020v23n1p9Palavras-chave:
Processamento anafórico, Ensino e aprendizagem de leitura, Revisão sistemáticaResumo
Este artigo investiga a relação entre processamento anafórico e leitura em perspectiva psicolinguística, visando conhecer e analisar estudos brasileiros que relacionam esses dois eixos e propor ponderações acerca de implicações pedagógicas ao ensino da leitura. Trata-se, pois, de pesquisa bibliográfica, desenvolvida pelo método de revisão sistemática e pelo estudo da literatura acerca do processamento e da compreensão em leitura e do seu ensino. As pesquisas analisadas no estudo de revisão são experimentais e seus resultados demonstram diferenças de custos de processamento geradas por distintas construções anafóricas. Quanto às implicações pedagógicas, as ponderações respaldam-se nos seguintes princípios: 1) leitura se ensina; 2) o estímulo a que o/a leitor/a acessa visando à compreensão é o texto escrito; 3) a natureza e a constituição do texto têm implicações diretas tanto no processamento quanto no seu resultado; 4) o texto escrito se constitui por meio de uma trama da qual a correferenciação é parte importante; 5) a resolução de anáforas, portanto, é fundamental à compreensão dos textos e deve ser explícita e sistematicamente ensinada, não se tratando, assim, de análise do texto pelo texto em sala de aula, mas de sua análise na relação com o/a leitor/a em atividade de leitura objetivando à compreensão.Downloads
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