Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p151Palavras-chave:
Escrita, Interação, Metaconsciência, Formação de professores.Resumo
Discutem-se as relações do professor com a escrita, em sua formação inicial, a partir de intervenções diretas conduzidas pela perspectiva sócio-interacionista de linguagem. As marcas de alterações apresentadas nos exemplos escritos demonstram como o aluno interage com o texto, construindo uma metaconsciência sobre o processo de escrita, conhecendo a si como produtor e o ‘outro’ como interlocutor de seu texto. Essa metaescrita se internalizou a partir da alteração da concepção de escrita no aluno, a partir das noções de revisão e reescrita no processo de produção de textos, evidenciando-se o desenvolvimento da metaconsciência na escrita a partir da concepção de escrita como trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.