As concepções da mídia sobre ensinar/aprender inglês: uma análise do discurso midiático

Autores

  • Carmen Hornick Universidade de Cuiabá, UNIC Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p89

Palavras-chave:

Discurso, Mídia, Heterogeneidade constitutiva, Interdiscurso

Resumo

Neste artigo realizo uma análise de uma reportagem da revista Veja, sobre o fenômeno da necessidade de saber inglês, veiculado pela mídia nos anos 80. Meu objetivo é discutir o processo de formação do “verdadeiro” sobre ensinar/aprender inglês, sob uma perspectiva analítica de discurso. Inicio analisando os aspectos lingüísticos, para que, através da materialidade da língua, os aspectos da heterogeneidade constitutiva revelem-se e possibilitem uma maior compreensão de tal fenômeno.

Biografia do Autor

Carmen Hornick, Universidade de Cuiabá, UNIC Pantanal

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993), especialização em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), é aluna do Programa de Mestrado em Estudos de Linguagem (MeEL), da Universidade Federal de Mato Grosso. A área de concentração é a de Estudos Lingüísticos e a linha de pesquisa é a de Ensino/Aprendizagem de línguas. É professora de língua inglesa em uma escola regular de nível médio em Cuiabá-MT, Colégio Notre Dame de Lourdes; e também atua como professora da área de comunicação (língua materna) da UNIC em Cuiabá-MT.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

HORNICK, Carmen. As concepções da mídia sobre ensinar/aprender inglês: uma análise do discurso midiático. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 89–102, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p89. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3763. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos