Carta de reclamação: uma análise do contexto de produção e das marcas lingüístico-enunciativas

Autores

  • Regina Maria Gregório Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Regina Cecílio Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2006v9n2p69

Palavras-chave:

Ensino de língua portuguesa, Gêneros textuais, Carta de reclamação.

Resumo

Neste artigo discutimos questões relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, priorizando o trabalho com gêneros textuais em sala de aula, por entendermos que este pode ser um instrumento útil no ensino de língua materna. Para tanto apresentamos uma análise de um exemplar do gênero carta de reclamação, pertencente à ordem do argumentar (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004). Na análise verificamos como os recursos expressivos auxiliam na produção dos sentidos do texto, de acordo com o contexto de produção, das marcas lingüísticoenunciativas e das características do gênero.

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Biografia do Autor

Regina Maria Gregório, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Francos Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1971), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é professora associada C da Universidade Estadual de Londrina.

Sandra Regina Cecílio, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002), graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Maringá (1992), Especialização em Didática e Metodologia do Ensino pela Universidade Norte do Paraná (1997), Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR); participante do projeto “Escrita e ensino gramatical: um novo olhar para um velho problema”.

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

GREGÓRIO, R. M.; CECÍLIO, S. R. Carta de reclamação: uma análise do contexto de produção e das marcas lingüístico-enunciativas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 69–88, 2006. DOI: 10.5433/2237-4876.2006v9n2p69. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3762. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos