O Interacionismo Sociodiscursivo na Formação dos Professores: O Perigo da Gramaticalização dos Gêneros
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p159Palavras-chave:
Formação dos Professores, Gêneros Textuais, Projetos Pedagógicos, Gramaticalização.Resumo
Este trabalho busca oferecer subsídios para a discussão acerca do ensino de língua materna, que vem sendo questionado ao longo de décadas, mas que ainda não tem apresentado o retorno que a nossa sociedade deseja, haja vista os resultados recentes de avaliações internacionais e nacionais, com a participação de alunos de ensino fundamental e médio. Trata-se de uma reflexão sobre como estão atuando em sala de aula, hoje, os professores de Língua Materna; sobre quais os pressupostos teóricos que os têm orientado, qual visão de língua e sociedade que estão lhe servindo de base para o planejamento de suas aulas e quais seriam as teorias e pedagogias mais coerentes para mudar o quadro. As constatações e sugestões que apresentaremos a seguir têm origem em uma pesquisa-ação realizada com professores da rede pública municipal de Ensino Fundamental, nos últimos dois anos, na cidade de Caxias do Sul- RS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcos Baltar, Fabiele Stockmans De Nardi, Luciane Todeschini Ferreira, Maria Eugênnia Gastaldello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.










