Reflexões sobre Propostas de Didatização de Gênero

Autores/as

  • Ana Maria de Mattos Guimarães UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2005v8n1p71

Palabras clave:

Gênero de Texto, Modelo Didático, Sequências Didáticas, Interacionismo Sociodiscursivo, Ensino Fundamental.

Resumen

Desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a noção de gênero como instrumento de ensino-aprendizagem passou a ser um tópico freqüente no debate didático de como ensinar Português.  Este trabalho pretende analisar a realidade do ensino fundamental brasileiro nesta questão e mostrar o que significa trabalhar com gêneros textuais, dentro da proposta teórica do interacionismo sociodiscursivo.

Biografía del autor/a

Ana Maria de Mattos Guimarães, UNISINOS

Possui graduação em Letras pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1970), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990). Atualmente é professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde coordena o Programa de Pós -Graduação em Lingüística Aplicada.

Publicado

2005-07-15

Cómo citar

GUIMARÃES, Ana Maria de Mattos. Reflexões sobre Propostas de Didatização de Gênero. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 71–88, 2005. DOI: 10.5433/2237-4876.2005v8n1p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/3637. Acesso em: 8 jul. 2024.