Ensino da Oralidade por Meio do Gênero Textual/Discursivo Entrevista de Seleção: relato da implementação de uma sequência de atividades

Autores

  • Juliana Moratto Instituto Federal do Paraná
  • Letícia Jovelina Storto

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p114

Palavras-chave:

Gêneros Textuais/Discursivos, Oralidade, Entrevista de Seleção, Produto Educacional

Resumo

Este artigo faz o relato da implementação do produto educacional desenvolvido, o qual consiste em uma sequência de atividades delineada para trabalhar o gênero textual/discursivo entrevista de seleção, com subsídios na criação de um modelo didático, focando em especial ao processo de avaliação implementado. Foi enfatizada a entrevista como gênero oral com prática social comunicativa e buscou-se desenvolver a oralidade dos estudantes por meio de atividades orientadas pela Análise da Conversação. A proposta partiu da problematização trazida pela pesquisa que investiga se é possível desenvolver/potencializar/otimizar a oralidade por meio do ensino/trabalho com gêneros textuais/discursivos no Ensino Médio, propositalmente pensado para alunos concluintes do ensino técnico profissionalizante. O ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros tem se consolidado de forma efetiva e isso requer um planejamento estratégico. A partir da problemática da pesquisa, o produto educacional desenvolvido envolve uma situação em comum aos trabalhadores, cujo preparo carecia de uma organização voltada ao candidato. A integração do elemento oral envolvido em uma produção de texto requer, primeiramente, uma prática social que se constrói num contexto coletivo, o texto se produz ao interagir. Os resultados apontaram para uma aprendizagem mais consciente com adequação da linguagem para diversas práticas sociais.

Biografia do Autor

Juliana Moratto, Instituto Federal do Paraná

Docente de Línguas Portuguesa e Espanhola no Instituto Federal do Paraná Campus Ivaiporã. Mestre em Ensino pela Universidade do Norte do Paraná em 2018. Aluna especial na disciplina de Pesquisa Sociolinguística do Doutorado em Estudos da Linguagem na UEL.

Letícia Jovelina Storto

Possui doutorado (2015, bolsista CAPES) e mestrado (2010, bolsista CAPES) em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas (2007, Bolsista CNPq) e especialista em Língua Portuguesa (2009) pela mesma instituição. Graduada em Letras Português-Espanhol (2014) pela Universidade Paulista (Unip).

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6.ed. São Paulo: Ática, 1997.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. 10 reimpressão. São Paulo: Parábola, 2017.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ZANI, J. B. A comunicação oral em eventos científicos: uma proposta de modelização para a elaboração de sequências didáticas. 2017. 303f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade São Francisco. Itatiba, 2018.

Publicado

2019-07-04

Como Citar

MORATTO, Juliana; STORTO, Letícia Jovelina. Ensino da Oralidade por Meio do Gênero Textual/Discursivo Entrevista de Seleção: relato da implementação de uma sequência de atividades. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 114–140, 2019. DOI: 10.5433/2237-4876.2019v22n1p114. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/36098. Acesso em: 3 jul. 2024.