Ensino da Oralidade por Meio do Gênero Textual/Discursivo Entrevista de Seleção: relato da implementação de uma sequência de atividades
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2019v22n1p114Palavras-chave:
Gêneros Textuais/Discursivos, Oralidade, Entrevista de Seleção, Produto EducacionalResumo
Este artigo faz o relato da implementação do produto educacional desenvolvido, o qual consiste em uma sequência de atividades delineada para trabalhar o gênero textual/discursivo entrevista de seleção, com subsídios na criação de um modelo didático, focando em especial ao processo de avaliação implementado. Foi enfatizada a entrevista como gênero oral com prática social comunicativa e buscou-se desenvolver a oralidade dos estudantes por meio de atividades orientadas pela Análise da Conversação. A proposta partiu da problematização trazida pela pesquisa que investiga se é possível desenvolver/potencializar/otimizar a oralidade por meio do ensino/trabalho com gêneros textuais/discursivos no Ensino Médio, propositalmente pensado para alunos concluintes do ensino técnico profissionalizante. O ensino da Língua Portuguesa por meio dos gêneros tem se consolidado de forma efetiva e isso requer um planejamento estratégico. A partir da problemática da pesquisa, o produto educacional desenvolvido envolve uma situação em comum aos trabalhadores, cujo preparo carecia de uma organização voltada ao candidato. A integração do elemento oral envolvido em uma produção de texto requer, primeiramente, uma prática social que se constrói num contexto coletivo, o texto se produz ao interagir. Os resultados apontaram para uma aprendizagem mais consciente com adequação da linguagem para diversas práticas sociais.
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