A Prática do Professor de Inglês na Relação com as Prescrições dos Documentos Oficiais e as Condições Concretas de Trabalho na Escola Pública
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p243Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Discursos de Professores, Documentos Oficiais de Língua EstrangeiraResumo
O presente artigo traz uma análise enunciativa dos discursos de um grupo de professoras buscando compreender os modos como as docentes elaboram o ensino de inglês na escola pública na relação com as prescrições dos documentos oficiais e as condições concretas de trabalho. A fundamentação teórica para a realização da análise enunciativo-discursiva apoia-se em Bakhtin e Volochínov, autores que teorizam a linguagem social, dialógica e ideológica na formação discursiva do sujeito. O texto trata de fazer uma breve contextualização do cenário no qual se estabelece o ensino de língua inglesa nas escolas públicas, incluindo a trajetória da inserção da língua inglesa no currículo das escolas e a apresentação de documentos oficiais que amparam a oferta da disciplina. As análises realizadas apontam que os discursos dos documentos oficiais organizam o olhar das professoras para as práticas de ensino de língua inglesa na escola pública, orientam a valoração dos modos de ensinar e a apreciação do próprio trabalho em sala de aula.Downloads
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