A Prática do Professor de Inglês na Relação com as Prescrições dos Documentos Oficiais e as Condições Concretas de Trabalho na Escola Pública

Autores

  • Renata Pucci Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n2p243

Palavras-chave:

Ensino de Inglês, Discursos de Professores, Documentos Oficiais de Língua Estrangeira

Resumo

O presente artigo traz uma análise enunciativa dos discursos de um grupo de professoras buscando compreender os modos como as docentes elaboram o ensino de inglês na escola pública na relação com as prescrições dos documentos oficiais e as condições concretas de trabalho. A fundamentação teórica para a realização da análise enunciativo-discursiva apoia-se em Bakhtin e Volochínov, autores que teorizam a linguagem social, dialógica e ideológica na formação discursiva do sujeito. O texto trata de fazer uma breve contextualização do cenário no qual se estabelece o ensino de língua inglesa nas escolas públicas, incluindo a trajetória da inserção da língua inglesa no currículo das escolas e a apresentação de documentos oficiais que amparam a oferta da disciplina. As análises realizadas apontam que os discursos dos documentos oficiais organizam o olhar das professoras para as práticas de ensino de língua inglesa na escola pública, orientam a valoração dos modos de ensinar e a apreciação do próprio trabalho em sala de aula.

Biografia do Autor

Renata Pucci, Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

Concluiu o Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, em fevereiro de 2011 e, posteriormente, foi aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar. Concluiu o Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, em fevereiro de 2017. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIMEP, na área de formação de professores.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

PUCCI, Renata. A Prática do Professor de Inglês na Relação com as Prescrições dos Documentos Oficiais e as Condições Concretas de Trabalho na Escola Pública. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 243–260, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n2p243. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/33913. Acesso em: 7 jul. 2024.