Dos relatos reflexivos do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: a questão do regime enunciativo

Autores

  • João de Deus Leite Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína
  • Cármen Agustini Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p346

Palavras-chave:

Enunciação escrita, Estágio Supervisionado, Regime Enunciativo

Resumo

À luz das teorizações de Benveniste sobre enunciação escrita, problematizamos e analisamos o modo como uma acadêmica do Curso de Letras: Língua Portuguesa e suas literaturas de uma instituição federal produz seus “relatos reflexivos” do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Estamos considerando que, no tempo da escrita, a acadêmica, já na condição de locutora, precisa lidar com as coerções implícitas e explícitas do gênero “relato reflexivo”, que integra o gênero “relatório final”, e com as coerções da “situação de discurso”, tendo por base a contingência da sala de aula. Dessa maneira, por meio da escrita, a acadêmica (re)elabora a sua experiência no Estágio Supervisionado, dado o processo de metaforização, que se constitui a partir de três tempos que constituem a narratividade da experiência: o tempo do fato vivido, o tempo da escrita e o tempo da leitura. As análises, pautadas em recortes discursivos, mostram os pontos de dispersão da escrita da acadêmica, já que, ao relatar a experiência supostamente exitosa no Estágio Supervisionado, pontos de contradição marcam o regime enunciativo das enunciações escritas da acadêmica, deixando flagrar seu processo de identificação com certos espaços de interpretação que o regime enunciativo implica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João de Deus Leite, Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína

Graduou-se, no Curso de Letras/Português, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007) e pós-graduou-se, em nível de mestrado (2010) e de doutorado (2015), pela Universidade Federal de Uberlândia. Tem trabalhado, neste momento específico de sua produção acadêmica, a relação teórico-analítica acerca da tríade: Discurso pedagógico, identidade/identificação, sujeito (enfocando a posição discursivo-enunciativa de professor). É membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade (GELS) e do Grupo de Estudos em Línguagem e Psicanálise (GELP). Realizou, como atividade integrante de seu doutoramento, Estágio Sanduíche no Exterior no Instituto Politecnico de Leiria (IPL) sob a orientação da Profa. Dra. Susana Nunes e do Prof. Luís Felipe Tomás Barbeiro.

Cármen Agustini, Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Uberlândia.

possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista (1996), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é professora associada na Universidade Federal de Uberlândia, atuando na graduação e na pós-graduação. Pesquisa na área de Linguística, particularmente em enunciação, semântica e história das Idéias Linguísticas. Lidera o Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade, fundado em 2005. No momento, desenvolve o projeto de pesquisa "O projeto de Linguística Geral de Émile Benveniste".

Referências

AGUSTINI, C.; LEITE, J. A relação entre teoria e prática no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: uma abordagem enunciativa. ReVEL, edição especial n. 11, 2016. Disponível em: www.revel.inf.br. Acessado em 03.mar.2017.

GRANGER, G. G. Objet, structure et significations. In: Revue Internationale de philosophie, 73-74, fascículo 3-4, p. 251-290, 1965.

ORLANDI, E.(org.) Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. Pouso Alegre: Univás; Campinas: RG Editores, 2016.

SIGNORINI, I. O gênero relato reflexivo produzido por professores da escola pública em formação continuada. In: Gêneros Catalisadores: letramento e formação de professores. São Paulo: Parábola, 2006.

Publicado

2018-03-04

Como Citar

LEITE, J. de D.; AGUSTINI, C. Dos relatos reflexivos do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: a questão do regime enunciativo. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 346–366, 2018. DOI: 10.5433/2237-4876.2018v21n3p346. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/29753. Acesso em: 1 maio. 2024.