Dos relatos reflexivos do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: a questão do regime enunciativo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2018v21n3p346Palabras clave:
Enunciação escrita, Estágio Supervisionado, Regime EnunciativoResumen
À luz das teorizações de Benveniste sobre enunciação escrita, problematizamos e analisamos o modo como uma acadêmica do Curso de Letras: Língua Portuguesa e suas literaturas de uma instituição federal produz seus “relatos reflexivos” do Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa. Estamos considerando que, no tempo da escrita, a acadêmica, já na condição de locutora, precisa lidar com as coerções implícitas e explícitas do gênero “relato reflexivo”, que integra o gênero “relatório final”, e com as coerções da “situação de discurso”, tendo por base a contingência da sala de aula. Dessa maneira, por meio da escrita, a acadêmica (re)elabora a sua experiência no Estágio Supervisionado, dado o processo de metaforização, que se constitui a partir de três tempos que constituem a narratividade da experiência: o tempo do fato vivido, o tempo da escrita e o tempo da leitura. As análises, pautadas em recortes discursivos, mostram os pontos de dispersão da escrita da acadêmica, já que, ao relatar a experiência supostamente exitosa no Estágio Supervisionado, pontos de contradição marcam o regime enunciativo das enunciações escritas da acadêmica, deixando flagrar seu processo de identificação com certos espaços de interpretação que o regime enunciativo implica.Descargas
Citas
AGUSTINI, C.; LEITE, J. A relação entre teoria e prática no Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa: uma abordagem enunciativa. ReVEL, edição especial n. 11, 2016. Disponível em: www.revel.inf.br. Acessado em 03.mar.2017.
GRANGER, G. G. Objet, structure et significations. In: Revue Internationale de philosophie, 73-74, fascículo 3-4, p. 251-290, 1965.
ORLANDI, E.(org.) Instituição, relatos e lendas: narratividade e individuação dos sujeitos. Pouso Alegre: Univás; Campinas: RG Editores, 2016.
SIGNORINI, I. O gênero relato reflexivo produzido por professores da escola pública em formação continuada. In: Gêneros Catalisadores: letramento e formação de professores. São Paulo: Parábola, 2006.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Signum: Estudos da Linguagem
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.