Conversão de Formas no espetáculo HQ: análise de um espetáculo de dança sob o viés da Crítica Genética
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p289Palavras-chave:
crítica genética, estética cênica, linguagem da dança, movimento criador, conversão de formas.Resumo
Este artigo é baseado na tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina em 2016, intitulada “Nos Rastros Da Linguagem: Conversão De Formas No Espetáculo HQ” (espetáculo apresentado pelo grupo amador de dança Ballezinho de Londrina, estreado em 2012). O foco do trabalho se deu em torno da análise de aspectos da obra sob a optica da conversão de formas que ocorre durante o processo de criação. As proposições apresentadas trazem como conclusão a postulação da ideia do exercício da Crítica Genética voltada para a criação cênica, e em especial a linguagem da dança, instigando artistas, estudantes e pesquisadores da área a desenvolverem suas ações em posse de informações acerca deste universo de referência, viabilizando a ressignificação da obra artística a partir da compreensão do seu processo de criação, expandindo os seus horizontes para além dos limites impostos pela finalização formal.Downloads
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