Conversão de Formas no espetáculo HQ: análise de um espetáculo de dança sob o viés da Crítica Genética

Autores/as

  • Wagner Rosa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Edina Regina Pugas Panichi UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2017v20n2p289

Palabras clave:

crítica genética, estética cênica, linguagem da dança, movimento criador, conversão de formas.

Resumen

Este artigo é baseado na tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina em 2016, intitulada “Nos Rastros Da Linguagem: Conversão De Formas No Espetáculo HQ” (espetáculo apresentado pelo grupo amador de dança Ballezinho de Londrina, estreado em 2012). O foco do trabalho se deu em torno da análise de aspectos da obra sob a optica da conversão de formas que ocorre durante o processo de criação. As proposições apresentadas trazem como conclusão a postulação da ideia do exercício da Crítica Genética voltada para a criação cênica, e em especial a linguagem da dança, instigando artistas, estudantes e pesquisadores da área a desenvolverem suas ações em posse de informações acerca deste universo de referência, viabilizando a ressignificação da obra artística a partir da compreensão do seu processo de criação, expandindo os seus horizontes para além dos limites impostos pela finalização formal.

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Publicado

2017-08-03

Cómo citar

ROSA, Wagner; PANICHI, Edina Regina Pugas. Conversão de Formas no espetáculo HQ: análise de um espetáculo de dança sob o viés da Crítica Genética. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 289–307, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2017v20n2p289. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/28103. Acesso em: 2 ene. 2025.