Gênese da fala do personagem em contos etiológicos inventados por dois alunos recentemente alfabetizados: o jogo entre o oral e o escrito
Palavras-chave:
Escritura colaborativa, Genética textual, Discurso reportado.Resumo
Este trabalho descreve as ocorrências de Discurso reportado (DR), formuladas oralmente, durante a produção de contos etiológicos inventados por uma díade de alunos recém-alfabetizados. O corpus analisado foi filmado e coletado em situações reais de sala de aula. A professora solicitou para seus alunos de 7 anos de idade, agrupados em pares, a produção de um texto único. Selecionamos 10 processos de escritura e seus respectivos manuscritos produzidos pela dupla Caio e Igor. O recorte de análise incidirá sobre os tipos de DR no conjunto de 10 manuscritos desses alunos e exemplificaremos a gênese do DR de um processo de escritura desde sua formulação inicial, até sua textualização. A partir do aporte teórico da Genética Textual e a Linguística da Enunciação evocamos a dimensão processual de escritura em ato, observando o papel de cada um dos alunos para a constituição do DR. Advogaremos que o elevado número de ocorrências de DR no oral (113) em comparação ao escrito (29) parece estar relacionado à complexidade das formas gráficas e enunciativas para sua representação por escrito, dada as perdas de suas possibilidades enunciativas.
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